Segunda-feira, Agosto 15, 2022
17.9 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoTradições, usos e costumes marcaram Festas do Concelho de Celorico de Basto

Tradições, usos e costumes marcaram Festas do Concelho de Celorico de Basto

© CM Celorico de Basto

As Festas do Concelho em honra de São Tiago regressaram a Celorico de Basto com um cartaz cultural diversificado onde se evidenciaram os usos e costumes das gentes desta terra apresentados de forma briosa no Cortejo Etnográfico.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, marcou presença em todas as atividades desenvolvidas mas destacou o cortejo etnográfico como “o verdadeiro momento das nossas gentes, do retrato da nossa identidade, com uma apresentação cuidada e fiel aos usos, costumes e tradições de cada freguesia”.

O autarca mostrou-se agradado com a moldura humana que acorreu às festividades. “É impressionante a forma como as pessoas responderam ao nosso chamado, depois de dois anos sem atividades receávamos que a população se inibisse de participar e assistir às festividades, mas felizmente isso não aconteceu e tivemos uma participação massiva seja nas atividades promovidas seja a assistir. Esta é de facto, a festa do nosso povo, da nossa gente, e todos as atividades promovidas são feitas para que se sintam bem, integrados, que vivam e revivam as nossas tradições, e com isso que colaborem para a sua preservação. Tivemos um cartaz cultural diversificado onde a cultura e o desporto se fundiram na perfeição e proporcionaram o deleite a todos os participantes”, disse o edil.

José Peixoto Lima destacou ainda que “não há festa como esta, uma festa que envolve juntas de freguesia, associações, coletividades, e grupos informais, que têm gosto e orgulho em participar nas atividades promovidas”.

As festas de S. Tiago iniciaram na sexta, 22 de julho, com o tradicional despique de bombos com a participação de todos os grupos de bombos do concelho e o concerto da Cooperartes que apresentou o projeto “Grooving Orchestra by AMB”. No sábado, a grande noitada o São Tiago foi abrilhantada pelo concerto dos Omni’s que mostraram o seu repertório na praça Albino Alves Pereira. O grande momento da noite foi o concerto do AGIR, o conceituado cantor português atraiu milhares de pessoas a Celorico de Basto, fãs incondicionais das suas músicas, e que encheram a praça Cardeal D. António Ribeiro.

A noite continuou animada com a festa dentro das festas, o São Tiago Toda a Noite, uma noite de dj´s com o Cozta, The fucking Bastards, Patolas e Maryzka a abrilhantar a quinta do Prado até o sol raiar.

No domingo, 24 de julho, o dia começou cedo com a Corrida de São Tiago, uma atividade desportiva que une Celorico a Mondim e que contou com elevada adesão. A tarde foi dedicada à cultura com o concerto da Banda de Música de Santa Tecla, seguindo-se o grandioso cortejo etnográfico com a participação das freguesias do concelho e a demonstração dos usos, costumes e tradições sem esquecer as preocupações ambientais e a sátira. De seguida foram todos convidados a participar na merenda de S. Tiago e a noite terminou com o festival de folclore protagonizado pelo rancho folclórico de Sta. Maria de Canedo, o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela, o Rancho Folclórico do Centro cultural e Recreativo de S. Bartolomeu do Rego, e o Rancho Folclórico os Amigos do Castelo.

Na segundam Feriado Municipal, em honra de São Tiago foi promovida uma eucaristia na igreja de nossa Senhora da Conceição e à tarde decorreram as marchas populares do Celorico a Mexer.

Uma festa que voltou à sede do concelho e proporcionou uma mistura de emoções entre a preservação das tradições e a alegria do regresso à normalidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS