Quarta-feira, Abril 23, 2025
23.4 C
Braga
PaísTodos os formatos para imagens vetoriais: selecione o melhor

Todos os formatos para imagens vetoriais: selecione o melhor

Extensões de imagens e conversão de PDF podem ajudá-lo a compartilhar e editar imagens vetoriais. Compare os melhores formatos para vetores.

© Shutterstock

Qual é o melhor formato para compartilhar gráficos vetoriais?

Ao trabalhar com ilustrações digitais, os designers profissionais geralmente escolhem tipos de arquivos vetoriais. Esse formato preserva a qualidade e atende a todas as demandas de impressão. No entanto, o vetor não é tão popular, e talvez você não saiba quais são os melhores formatos de imagem para criar, armazenar e compartilhar arquivos vetoriais. Vamos explorar as melhores extensões de arquivo para vetores e comparar suas características.

Entendendo as imagens vetoriais

Em resumo, existem apenas dois tipos de imagens digitais: raster e vetorial:

  • Trate a formato imagem raster como um mosaico. Essas imagens consistem em pixels, colocados em uma grade. No entanto, cada pixel tem um tamanho específico, e a cor pode ser qualquer uma. A maior parte das fotos e ilustrações que vê na net está em baixa resolução (ou seja, “rasterizadas”).

Por exemplo, a mídia social só pode manusear este tipo de arquivo. Aumentando o zoom de uma imagem rasterizada, vê-se que ela consiste em pequenos quadradinhos – esses quadradinhos são os pixels. O aumento do zoom mostra que imagens rasterizadas “perdem qualidade”.

  • As imagens vetoriais são baseadas em equações matemáticas. Em poucas palavras, essas imagens contêm várias linhas e curvas. Esses designs não perderão a qualidade. Mesmo que você os imprima em pôsteres e outdoors enormes, a qualidade permanecerá a mesma.

É claro que os vetores têm desvantagens, caso contrário, eles substituiriam totalmente os rasters. Os arquivos vetoriais são limitados ao número de cores. Não é possível criar tons profundos e gradientes que pareçam completamente naturais. Ainda assim, esse é um formato de arquivo perfeito para imprimir imagens grandes e preservar a qualidade.

O que faz do PDF um formato exclusivo para compartilhamento de vetores?

Antes de explorar os melhores tipos de arquivo para imagens vetoriais, vamos falar sobre o PDF. Essa extensão imagem é única – ela suporta imagens vetoriais e rasterizadas. Vamos imaginar que você crie um arquivo PDF do zero. Agora, você adiciona uma imagem rasterizada na página preta. O PDF a salvará como rasterizada e a imagem perderá qualidade ao aumentar o zoom.

Mas carregue uma imagem vetorial, e ela continuará sendo vetorial. Dê zoom na página e você verá que o arquivo não perde a qualidade. Isso torna o formato de arquivo PDF o melhor para criar arquivo imagem, compartilhar e armazenar qualquer tipo de conteúdo. Além disso, o PDF é muito mais popular do que os formatos vetoriais profissionais. Portanto, você pode usá-lo para compartilhar ilustrações vetoriais com clientes, colegas e outras pessoas.

Transformar vetores em PDF

Se você já tiver um arquivo vetorial, poderá convertê-lo facilmente em PDF para compartilhamento. As ferramentas on-line do PDF Guru podem transformar SVG para PDF com vários cliques:

  1. Abra a ferramenta e escolha a função adequada. “SVG para PDF” está disponível no painel superior.
  2. Faça upload de sua imagem SVG.
  3. Depois que ela for transformada em um PDF, faça o download do resultado.

Você pode compartilhar e abrir o resultado final em praticamente qualquer dispositivo. Até mesmo mensageiros, incluindo o WhatsApp, suportam arquivos PDF. Entretanto, você precisará de um software profissional para visualizar o SVG e outros vetoriais formatos de imagem.

Os principais formatos de arquivo para gráficos vetoriais

Além do PDF, você pode precisar de tipos de imagens vetoriais profissionais para usar no Illustrators e no Photoshop. Nesse caso, escolha um software específico.

SVG

Embora todos os formatos sejam adequados para impressão e compartilhamento, o SVG é o melhor para publicação na Internet. Esse tipo de arquivo é baseado na linguagem de codificação XML. Sem entrar em especificações técnicas, você deve saber de uma coisa. As imagens baseadas em XML são usadas para indexação pelos mecanismos de pesquisa.

Isso significa que os gráficos SVG aparecem nos resultados de pesquisa e aumentam as características de SEO. Se você publica ilustrações vetoriais na Web, selecione SVG sem dúvida alguma.

IA

O tipo de arquivo foi desenvolvido especificamente para o Adobe Illustrator. Esse é o software líder entre os designers e ilustradores vetoriais. Se você compartilha os gráficos com colegas e outros designers, o AI é a maneira mais fácil. Exporte a ilustração, envie-a em AI, e o destinatário poderá abri-la facilmente no Adobe Illustrator.

PDF

Talvez você se surpreenda ao vê-lo aqui. O PDF é amplamente conhecido como um tipo rasterizado, usado para compartilhar imagens com fundos transparentes. Isso é apenas uma parte da verdade. O PDF é compatível com vetores, embora essa função não seja tão popular. Você pode exportar gráficos vetoriais diretamente do seu software para o formato PDF.

Não populares entre os profissionais, essas imagens são fáceis de abrir em smartphones e em qualquer sistema operacional. Utilize PNG para compartilhar imagens com clientes, especialmente se os gráficos contiverem espaços transparentes.

Conclusão

Enquanto as imagens rasterizadas consistem em pixels, os vetores são equações matemáticas que não perdem a qualidade quando o zoom é aplicado. Para armazenar vetores, use SWG ou AI extensoes de imagens. No entanto, o melhor formato de arquivo para compartilhar e abrir imagens vetoriais é o PDF. Esse tipo de arquivo é fácil de editar e compartilhar com clientes, colegas e usuários sem software profissional.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES