Terça-feira, Setembro 28, 2021
20.1 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosTheatro Gil Vicente em Barcelos credenciado na Rede de Teatros e Cineteatros...

Theatro Gil Vicente em Barcelos credenciado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Terça-feira, 28 Setembro, 2021

CM Barcelos

O Theatro Gil Vicente integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, após  uma candidatura apresentada pelo Município de Barcelos e aprovada pela Ministra da Cultura, conforme despacho de 9 de setembro de 2021.

Às 50 entidades artísticas anunciadas no final de agosto, juntam-se agora 31 novos teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais que vão integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

A candidatura do Theatro Gil Vicente aconteceu em julho deste ano, num processo de credenciação, liderado pela DGArtes, para verificar a existência de todas as condições requeridas – entre elas a regularidade de programação própria, especificações técnicas ao nível da sala, palco e estruturas de acolhimento, bem como a existência de uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro.

A sala de espetáculos de Barcelos reabriu portas a 7 de setembro de 2013, tendo completado em julho deste ano, 119 anos.

Dispõe de um auditório com 202 lugares e uma programação diversificada, com espetáculos de música, teatro, cinema, dança, marcados pela qualidade, promovendo os diversos agentes culturais do concelho e estabelecendo parcerias com entidades externas.

O Theatro Gil Vicente assume-se como um equipamento cultural de referência a nível regional e nacional. A sua programação tem apostado em grandes nomes nacionais e internacionais, mas também na produção local, promovendo projetos desenvolvidos por artistas e associações barcelenses.

A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses é um instrumento estratégico de apoio às artes e à cultura, fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS