Sexta-feira, Maio 24, 2024
13.7 C
Braga
CulturaTheatro Gil Vicente em Barcelos com cartaz recheado em setembro e outubro

Theatro Gil Vicente em Barcelos com cartaz recheado em setembro e outubro

© O Último Fecha a Porta

“O Último Fecha a Porta” é um dos grandes destaques da programação de setembro da sala de espetáculos do Theatro Gil Vicente, em Barcelos. A peça sobe a palco no dia 15, às 21:30. Mais adiante, nos dias 22 e 23 de setembro, a ópera é a rainha da casa. Integradas no FIO – Festival Informal de Ópera, há a estreia de óperas em português: no dia 22, às 21:30, “O Concílio Celeste” e “Maria Magola” e, no dia 23, “IN(opeRA)VEL” e “Oráculos e Ladainhas”, ao ar livre, no Largo Dr. Martins Lima.

No pós-férias, setembro tem muitas novidades e um grande conjunto de espetáculos. As portas do Theatro Gil Vicente voltam a abrir-se para acolher uma agenda eclética e pensada para abranger diversos públicos. Ao todo, são 15 as propostas de espetáculos para o mês que encerra a época de verão. Da música ao stand-up comedy, do cinema ao teatro, razões não faltam para um mês na companhia da cultura e das artes.

A nova época inicia no dia 3 de setembro, às 16:00, com o programa “Em Família”, através da exibição da peça “O Jardim Secreto da D. Jacinta”, por Inês Tarouca. No dia 17, sobe ao palco a peça “Isto é tudo inventado”, pela companhia Imaginar do Gigante. No dia 24, a Animateatro traz ao TGV duas sessões de teatro para bebés: “Rotinando”, às 10:00 e às 11:30. No dia 16, às 21:30, é a vez da peça “Rir é o melhor remédio”, pela A.V.A.I – Associação Vamos a Isso.

Jazz ao Largo

Setembro é o mês do Jazz em Barcelos, com a realização do 8.º Festival de Jazz e música improvisada, a decorrer desde o dia 7 até ao dia 10. O evento tem uma programação diversificada, onde pontuam vários workshops e concertos para todas as idades, uma mão-cheia de espetáculos, que se dividirão, ao longo de quatro dias, entre o Largo Dr. Martins Lima, o Theatro Gil Vicente, o Claustro da Câmara Municipal, o Salão Nobre dos Paços do Concelho e a Frente Ribeirinha de Barcelos.

O Festival arranca a 7 de setembro com o concerto de três dos mais importantes músicos de jazz da atualidade – BICA + COSTA + PERNADAS, às 22:00, no Largo Dr. Martins Lima. No dia 8, às 22:00, é a vez de uma das mais relevantes bandas de jazz a nível mundial – os islandeses ADHD – atuarem no Largo Dr. Martins Lima. No dia seguinte, 9 de setembro, às 17:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Malcolm Pardon apresenta-se ao piano e eletrónicas, criando paisagens imaginárias e contemplativas. Às 22:00 é a vez da Orquestra de Jazz de Matosinhos brindar o público com um concerto inteiramente preenchido por temas de diferentes momentos da vida da orquestra. No último dia do evento, realiza-se, pelas 10:00, o workshop “Caixas Bruitas II”, dedicado a crianças dos 6 aos 14 anos. Às 17:00, Chris Corsano + Rodrigo Amado tocam no Claustro dos Paços do Concelho. Pelas 18:30, avança o concerto dos Ensemble Jazz ao Largo.

Stand-up comedy e Cinema

Com a chegada de setembro, regressam as sessões de humor. No dia 27, às 21:30, o humorista JEL apresenta o espetáculo de stand-up comedy “Bem Passado”, o seu primeiro solo de stand-up comedy, no qual se apresenta despido de qualquer personagem, a partilhar divertidas teorias, sarcásticas observações da atualidade e suculentas histórias de bastidores que atravessam os seus mais de 20 anos de carreira. A sessão tem um custo de 10 euros.

O cinema também está de volta, mas ao ar livre, no Largo Dr. Martins Lima. No dia 5, às 21:30, com a película “Aos nossos amores”; no dia 12, é a vez de “Loulou”, e, no dia 19, “Polícia”, todos de Maurice Pialat.

Fora de Portas

Na programação “Fora de Portas”, a barcelense Vânia Leal apresenta “Noites de Fado”, na Igreja do Terço, no dia 2 de setembro, às 21:30.

Outubro – Joana Almirante e Ricardo Ribeiro em destaque

A programação do mês de outubro do Theatro Gil Vicente inicia com o programa “Em Família”. São três os domingos dedicados às crianças: no dia 1, “O Barbeiro de Sevilha”, pela Companhia de Teatro de Almada; no dia 8, “O Principezinho – O Musical”, pela Art’ é Vida e, no dia 15, “João e o Pé de Feijão”, pela Camarote Produções. O dia 29 é dedicado aos bebés (18-36 meses), com a peça “Oficina de Dança para Bebés”, pela Balleteatro, com duas sessões: 10:00 e 11:30.

A programação teatral continua no dia 6, às 21:30, com a peça de teatro “Massa Mãe”, encenada pela Associação SIGA 25. No dia 28, é a vez da peça “Pão Nosso” pelo Teatro de Balugas.  

O cinema está de regresso ao palco do Gil Vicente no dia 3, com a película “Mulheres da Noite” e, no dia 24, é a vez de “Carta de Amor”, ambas feitas por mulheres – Ciclo Kinuyo Tanaka (2.ª parte). As sessões, no âmbito do Cineclube ZOOM, têm um custo de 3,5 euros.

Musicalmente, o mês de outubro leva ao espaço cénico o fadista Ricardo Ribeiro, um dos nomes incontornáveis do fado contemporâneo, no dia 7, às 22:00. A sessão tem um custo de 12,50 euros. No dia 14, é a vez de Joana Almeirante apresentar-se a solo em formato voz e guitarra. Também o triciclo está de volta ao TGV com o concerto de “MUTU”, no dia 27, às 22:00. No que respeita ao Serviço Educativo – sessões para as escolas –  a programação de outubro inclui a peça de teatro “Estranhões e Bizarrocos”, pelo Teatro do Bolhão, no dia 3 de outubro, às 10:30 e 14:30. Já no dia 10, a proposta é “À Mesa, Leonardo da Vinci” por Nelson Monforte; e nos dias 17 e 18 de outubro, sobem a palco “Chef Giovanni e o Tesouro da Alimentação Saudável”, pela Companhia de Teatro de Santo Tirso. No dia 31, a Aplausos Completos| Associação AtrapalhARTE apresenta “T’Ulisses”.

Do programa Fora de Portas, destaque para o concerto de “Dame Area”, a realizar no Paço dos Condes de Barcelos, no dia 4, às 22:00, espetáculo inserido no ciclo de concertos ‘triciclo’.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail ([email protected]) ou telefone (253 809 694).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES