Domingo, Agosto 7, 2022
24.8 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosTheatro Gil Vicente celebra 120 anos com programação diversificada

Theatro Gil Vicente celebra 120 anos com programação diversificada

CM Barcelos

O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, celebra este mês o seu 120.º aniversário. Para assinalar esta data, esta secular casa de espetáculos vai acolher uma vasta e diversificada programação, que vai desde a dança e da música, ao cinema e ao teatro.

Um dos pontos altos a merecer destaque, é o espetáculo de teatro “Insónia”, com o apresentador e comediante Fernando Mendes, que sobe à cena no dia 30, às 21:30, e no dia 31 de julho, às 16:00. Mas estes não são os únicos dias com teatro. A 3 e 10 de julho, o Largo Dr. Martins Lima vai ser palco de dois espetáculos: dia 3 de julho, às 16:00, é encenada a peça “Sopa de Jerimu” pela Circolando, Cooperativa Cultural; no dia 10, às 16:00, Maria Catrapumbas – Associação Cultural apresenta em Barcelos o espetáculo interativo recheado de música, cor e alegria “Faz magia com a Ecologia”.

O teatro volta, mas desta vez para bebés, no dia 17 de julho, com duas sessões: 10:00 e 11:30, com a peça de teatro “Xiribi Ba Ba Ba Bach” pela Lua Cheia – Teatro Para todos.

1.ª Mostra de Teatro internacional    

Além da produção nacional, o Theatro Gil Vicente abre portas ao teatro internacional. Assim, a 27 e 28 de julho, às 21:30, sobem à cena duas peças. No dia 27, “Il Marinaio” pela Akróama – Teatro Stábile de Innovazione e Ricerca della Sardegna. No  dia 28, é a vez de “Memurin Fasli”, pelo Teatro Municipal de Maltepe- Turquia.

Cinema ao ar livre no Largo Dr. Martins Lima

O espaço exterior do Theatro Gil Vicente – Largo Dr. Martins Lima – vai servir de plateia para três sessões de cinema. No dia 12, “Donbass” de Sergei Loznitsa; no dia 19, “Na Penumbra” de Sharunas Bartas” e, no dia 26 de julho, “Seleção Festival Curtas de Vila do Conde” das Curtas e Curtinhas. As sessões têm início às 21:30 e são propostas do Cineclube ZOOM.

Dança e Música

Entretanto, a dança também faz parte da programação e já no próximo dia 2 será apresentado o espetáculo “Galo Unido”, pela Nico Dance Studio, performance que consiste numa mostra coreográfica de dança urbana. Este espetáculo está inserido no Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, projeto promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Norte 2020.

Ainda na dança, no dia 15, às 21:00, é a vez da H.A.D – Histórias de Arte e da Dança levar a placo a adaptação do conto “Hansel e Gretel”, o seu primeiro espetáculo, que representa o culminar do trabalho feito ao longo do ano pelos alunos de Dança Clássica, Dança Contemporânea e Artes Plásticas.

Mais tarde, já o dia 24 de julho, às 16:00, cabe a vez à Escola de Dança de Barcelos apresentar o espetáculo “A Capuchinha Azul e o Lobo Bom”.

Antes uma semana, no dia 16, às 22:00, é a vez de se ouvir música: os L-Blues trazem ao palco do Theatro Gil Vicente o seu quarto disco intitulado “Euphemismo.”

Comemoração Dia dos Avós

No âmbito da comemoração do Dia dos Avós, que se assinala a 26 de julho, a Atrapalharte – Produções Teatrais traz a comédia musical “Velhos são os Trapos”, com duas sessões: 10:00 e 14:30. A peça, com 45 minutos, é uma comédia musical que fala de exclusão social na melhor idade e dos problemas da velhice e das suas consequências, sempre com muito humor e música.

Fora de Portas                                                                        

Fora de portas, a Igreja de Nossa Senhora do Terço recebe, no dia 16 de julho , às 22:00,o trompetista e compositor Peter Evans, uma referência mundial no jazz improvisado e na música avant-garde, no âmbito do Ciclo Jazz ao Largo.

Até ao dia 4 de setembro, pode ainda visitar a exposição “Plim, Plim, Plim”, de Maria Carvalho, no Café Concerto, do Theatro Gil Vicente.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail ([email protected]) ou telefone (253 809 694). Mais informações aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS