Quarta-feira, Maio 22, 2024
17.8 C
Braga
RegiãoTerras de BouroTerras de Bouro: Santa Marinha de Chorense honrou a Padroeira com Procissão

Terras de Bouro: Santa Marinha de Chorense honrou a Padroeira com Procissão

© Carlos Dobreira

A paróquia de Santa Marinha de Chorense, em Terras de Bouro, invocou este fim de semana, a sua padroeira, Santa Marinha. O dia de maior relevo para a comunidade ocorreu este domingo com a celebração de uma missa solene e a tarde contou com a participação do Rancho Folclórico Passarinhos da Ribeira, de Louredo da Ribeira, de Vieira do Minho, seguindo-se a procissão.

© Carlos Dobreira

No corpo da procissão destaque para a presença dos elementos constituintes da coletividade de Vieira do Minho,  a cruz processional, os irmãos e as irmãs da Confraria de Nossa Senhora do Rosário.

Os seis andores transportaram as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Marinha, São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Menino Jesus e Santo António.

© Carlos Dobreira

Referência para o paleo ladeado por lanternas,  assim como a presença de membros da Comissão de Festas e crentes.

© Carlos Dobreira

Na procissão integraram-se ainda bandeiras de invocação com destaque para as dedicadas ao Santíssimo Sacramento, à Confraria de Nossa Senhora do Rosário e a Santa Marinha.

© Carlos Dobreira

De referir que no Arquivo Distrital de Braga existe acervo documental sobre a Paróquia de Santa Marinha de Chorense,  em particular documentação relativa ao período entre 1550 e 1911, distribuída por 31 livros agrupados sobre batismos, casamentos, óbitos, crismados, legados e obrigações de missas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES