RegiãoTerras de BouroTerras de Bouro: Rio Caldo vai ter nova zona pedonal e estacionamento...

Terras de Bouro: Rio Caldo vai ter nova zona pedonal e estacionamento requalificado

Intervenção terá um investimento total de 809 mil euros.

© CM Terras de Bouro

O Município de Terras de Bouro vai realizar uma intervenção de requalificação urbana em Rio Caldo, financiada pelo programa NORTE2030, com um investimento total de 809.096,86 euros.

A candidatura foi aprovada e tem como objetivo a melhoria das condições de mobilidade pedonal e ordenamento do estacionamento ao longo das margens da EN-308 e EN-304, numa área influenciada pela atividade turística da Albufeira da Caniçada.

O projeto abrange cerca de 4.930m² e visa “garantir circulação pedonal segura e confortável, através da requalificação de passeios existentes, criação de novos percursos pedonais, passadiços suspensos em zonas de difícil acesso e disciplinamento do estacionamento marginal”. “Estas intervenções serão executadas com materiais locais como granito e madeira, respeitando a identidade paisagística e minimizando o impacto ambiental”, refere a Câmara Municipal de Terras de Bouro.

A zona a intervencionar inclui pontos chave como o Parque de Estacionamento do Tanquinho, o Posto de Turismo, a Fluvina e o Posto de Saúde da Cruz Vermelha, áreas “muito frequentadas durante a época alta e com necessidade de reestruturação para melhorar a experiência de residentes e visitantes”.

Entre os objetivos centrais estão aumentar a segurança e acessibilidade pedonal; valorizar o ambiente urbano e o património natural; estimular a revitalização socioeconómica da zona; promover a coesão e inclusão social; melhorar a qualidade de vida da população local; e reforçar a atratividade turística e urbana do território.

Com uma taxa de cofinanciamento de 57,93%, o projeto será financiado em 468.728,77 euros por fundos comunitários e em 340.368,09 euros por contrapartida nacional.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES