Quarta-feira, Setembro 22, 2021
17 C
Braga
InícioRegiãoTerras de BouroTerras de Bouro e CONFAGRI promoveram palestra sobre fundos comunitários

Terras de Bouro e CONFAGRI promoveram palestra sobre fundos comunitários

CM Terras de Bouro

No âmbito do programa curricular da turma do 11º ano de Humanidades da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, decorreu uma palestra sobre Fundos Comunitários em colaboração com a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL.

Na sessão esteve presente a vereadora da Educação, Ana Genoveva Araújo, em representação do Município de Terras de Bouro e Isabel Santana, técnica da CONFAGRI e dos Gabinetes de Apoio ao Agricultor e Gestão de Fundos Comunitários do Município de Terras de Bouro.

Na primeira parte da palestra, Isabel Santana e as colaboradoras do Gabinete de Apoio ao Agricultor procederam ao enquadramento da CONFAGRI na União Europeia e debruçaram-se, com maior pormenor, na Política Agrícola Comum (PAC), uma parceria entre a Europa e os Agricultores para o desenvolvimento económico e social. Demonstraram, também, o papel essencial que os agricultores desempenham no nosso dia-a-dia a par de características diferenciadoras do seu setor, aludindo à sua representação no concelho de Terras de Bouro. Mais ainda, mencionaram os diferentes apoios ao rendimento, sem esquecer os requisitos imprescindíveis para a sua obtenção, realizando paralelismos de aplicação entre Portugal e outros países da União Europeia, assim como entre regiões do território português.

Neste seguimento, o colaborador do Gabinete Gestão de Fundos Comunitários elaborou uma explicação aos alunos, com base em exercícios exemplificativos e de raciocínio, da aplicabilidade dos fundos comunitários através dos quadros de apoio existentes na União Europeia. Mais concretamente, deu a conhecer pormenores dos processos de candidatura que são necessários realizar entre o surgimento de uma ideia sustentável até à sua concretização, colocando os alunos em contacto com o trabalho que é desenvolvido neste gabinete.

Para finalizar, a vereadora sublinhou a “importância do empenho e dedicação que a Câmara Municipal tem realizado para alcançar estes apoios, pois só assim é possível a realização de muitos investimentos no nosso concelho”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS