Tecnologia LED vai chegar à iluminação pública de Braga
Terça-feira , Agosto 11 2020 Periodicidade Diária nº 2540
Principal / Notícias / Tecnologia LED vai chegar à iluminação pública de Braga

Tecnologia LED vai chegar à iluminação pública de Braga

Captura de ecrã 2017-02-21, às 11.58.25

O Município de Braga assinou um protocolo com a EDP Distribuição referente à revisão do contrato de concessão das Redes em Baixa Tensão, que vai permitir a expansão e remodelação da Iluminação Pública, utilizando a nova tecnologia LED.

Este protocolo, assinado por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e pelo diretor de Redes e Clientes do Norte, Mário Guimarães, prevê a erradicação das luminárias de vapor de mercúrio, bem como outras luminárias degradadas, sendo substituídas pelo novo sistema LED, num total de 600 novas luminárias LED, em vários pontos da cidade.

Na ocasião, a EDP Distribuição anunciou que irá investir este ano, em Braga, 3,3 milhões de euros destinados à expansão e remodelação da rede de Média Tensão, à automação e telecomando, assim como a construção de novos Postos de Transformação (PT) e a construção e remodelação da rede de Baixa Tensão, com vista a melhorar a qualidade de serviço do fornecimento de energia elétrica.

Parte substancial da verba de investimento será alocada à substituição de mais de 20 mil equipamentos de contagem residenciais pelos novos contadores inteligentes ‘Energy Box’. Estes equipamentos vão permitir a telecontagem, efetuar alterações de potência contratada, ligar ou desligar remotamente o contador, bem como a monotorização dos consumos por parte dos clientes.

Concluída esta operação, no final de 2017, a empresa prevê que cerca de 50 por cento dos seus clientes residentes em Braga, tenham as suas casas equipadas com os novos contadores inteligentes ‘Energy Box’.