Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.1 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoTeatro Narciso Ferreira em Famalicão abriu portas à cultura

Teatro Narciso Ferreira em Famalicão abriu portas à cultura

© CM Famalicão

A cultura de Famalicão ganhou um novo palco. Os últimos dois dias ficaram marcados pelo arranque da programação regular do renovado Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, que celebrou a sua abertura com um fim de semana dedicado ao cinema, numa homenagem à raiz da criação do equipamento como cineteatro.

O ciclo de abertura (“WARM-UP”) do Teatro Narciso Ferreira está a decorrer até ao final de junho. Para além dos já anunciados ciclos de cinema para famílias e para as escolas, o mês de abril do espaço cultural de Riba de Ave dá também palco ao circo contemporâneo, com uma mostra de performances do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, no dia 2, a abrir a programação de artes performativas.

Na música, destaque também para o espetáculo “Acalanto”, no dia 8, um espetáculo musical que une vários países e culturas, através da recolha e recriação de temas de embalar tradicionais do mundo.

O mês de abril termina com teatro infantojuvenil, com a apresentação, no dia 30, do espetáculo “Os grandes não têm grandes ideias” por parte da Fértil Cultural.

Recorde-se que o Teatro Narciso Ferreira é um equipamento municipal sob gestão da Equipa Multidisciplinar de Gestão da Casa das Artes, que assume a direção programática do espaço.

O imponente Teatro Narciso Ferreira, recebeu obras de renovação, 77 anos após a sua inauguração, realizada em maio de 1944. A reabilitação do emblemático edifício, que estava fechado há 20 anos, permitiu dotar o espaço de qualidade excelente, não só do ponto de vista da arquitetura, da autoria do Arq.º Noé Diniz, mas dos equipamentos, da funcionalidade, dos meios técnicos e da potencialidade.

O projeto de recuperação contou com um investimento de 3,5 milhões de euros, resultante de verbas aprovadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), assinado entre a autarquia e o Programa Operacional NORTE 2020, com o município a garantir um cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor de 2,9 milhões de euros.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS