Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioBragaSurma dá concerto em Braga no próximo "Descentrar"

Surma dá concerto em Braga no próximo “Descentrar”

© Surma

Um percurso com história, vistas incríveis e paisagens naturais de cortar a respiração. Será assim, com uma visita-guiada à Nascente do Rio Este, na freguesia de Este São Pedro e São Mamede, que se iniciará o próximo “Descentrar”, o programa cultural promovido pelo Município de Braga que vai realizar-se já no domingo, 24 de julho.

A iniciativa, agendada para as 15:00, é de entrada livre, mas limitada à lotação do espaço e sujeita a inscrição prévia aqui. O ponto de encontro da visita é na Junta de Freguesia de Este São Mamede.

Para além da promoção do património histórico e natural da freguesia, o Descentrar oferece ainda um programa cultural com um espectáculo de circo contemporâneo e um concerto. Pelas 18:00, na zona envolvente à Junta de Freguesia de Este São Pedro acontece o espetáculo de novo circo “O Silêncio do Corpo” de João Paulo dos Santos. O mastro chinês é o aparato que serve de pretexto para mergulhar verticalmente na profundidade do ser, alcançar esse limite, e ultrapassá-lo.

Pelas 19:00, no mesmo local, arranca o concerto de “Surma”. Sozinha em palco, rodeada de uma dúzia de instrumentos e com a sua voz, Surma inspira-se no silêncio para criar um universo próprio de canções que tanto bebem no jazz, na eletrónica e numa multiplicidade de influências para explorar caminhos nem sempre óbvios mas com uma identidade, vincada, uma fonética própria e capaz de criar momentos únicos de viagem, que tanto nos lembram ambientes de fjords nórdicos como de cidades cosmopolitas.

O Descentrar 2022 vem acompanhado de mais música, mais teatro, mais circo e mais eventos em muitos mais espaços do concelho. No total, a programação cultural chega a treze freguesias, praticamente o dobro das localidades abrangidas pelo programa no ano passado. Todas as iniciativas culturais são de entrada livre, embora limitada e condicionada à lotação do espaço em que decorrem.

Até dezembro estão a decorrer cerca de 30 eventos, num programa cultural único, desenhado para cada local através de um conjunto de espetáculos de novo circo e de teatro, concertos, visitas-guiadas a espaços patrimoniais e concertos comentados de música clássica e erudita.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS