Sábado, Fevereiro 4, 2023
11.8 C
Braga
InícioBragaStartup Braga vai começar a apoiar projetos na área da Sustentabilidade

Startup Braga vai começar a apoiar projetos na área da Sustentabilidade

© CM Braga

A Startup Braga vai passar a apoiar projetos de empreendedorismo na área da Sustentabilidade. O anúncio foi feito por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a cerimónia de abertura do Unique Summit, que decorre até amanhã no Altice Forum Braga.

“Além de projetos nos domínios da biotecnologia, nanotecnologia, ciências da saúde e das tecnologias de informação, vamos passar a considerar nos diversos programas de incubação e de aceleração a componente da Sustentabilidade porque acreditamos que esta é uma forma de acelerar os projetos de natureza económica nesta área, de forma a potenciar a investigação de processos de transformação da nossa sociedade”, explicou Ricardo Rio, durante a sessão que contou com a presença de Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, António Cunha, presidente da CCDR-N, António Dias Martins, director executivo da Startup Portugal, e Arturo Villar Menéndez, CEO e fundador da rede internacional Global Startup Cities.

Criada como hub de inovação tecnológica da InvestBraga, a Startup Braga dedica-se a apoiar projetos de elevado potencial empreendedor a atingir mercados internacionais e a criar os seus modelos de negócio. “Não vamos alterar o cerne da atividade da Stratup Braga, vamos é alargar o âmbito da nossa intervenção para o domínio da Sustentabilidade. Nestes anos temos procurado trazer sobretudo empresas das áreas dos vetores estratégicos considerados prioritários e desenvolver um ecossistema empreendedor. Agora vamos também apoiar empresas ligadas à área da Sustentabilidade e isso vai exigir da nossa parte um reforço de meios para envolver outras empresas nos nossos diversos programas de criação, aceleração e incubação de startups”, garantiu o autarca.

Com mais de 70 oradores confirmados, o Unique Summit conta com mais de 400 participantes de alguns dos principais ecossistemas empreendedores da Europa, Ásia, África e América.

Até amanhã, o evento terá, talks e mesas redondas que debaterão a evolução do ecossistema empreendedor à escala global, trazendo alguns dos principais protagonistas em áreas como o investimento, tecnologia, cidades e território, mobilidade, bioeconomia, agrotech, ou inovação social.

O Unique Summit permite que as startups, cidades e centros de I&D apresentem as suas potencialidades na Global Innovation Area, um espaço pelo qual todas as entidades presentes passarão ao longo destes dias.

Promovido pelo consórcio internacional Global StartupCities, que junta cidades potenciadoras de ecossistemas empreendedores e que não são capitais de países, a organização desta edição é da responsabilidade da InvestBraga que, através do seu hub de inovação, Startup Braga, tem estado a trabalhar num conjunto de momentos que procurarão fomentar a partilha de conhecimento e boas práticas, novas oportunidades económicas e o networking entre empreendedores, investidores e decisores políticos.

O Unique Summit conta com o apoio do dst group, e das empresas Accenture, Altice, Bosch, Edigma, Get Bus, ISSUU, Microsoft, Moviik, Prio e TUB como innovation partners.

Toda a atividade do Unique Summit pode ser acompanhada aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS