Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
11.2 C
Braga
InícioBragaStartup Braga já criou mais de 700 postos de trabalho

Startup Braga já criou mais de 700 postos de trabalho

CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou ontem no Workshop digital “EDC – Local sobre Empreendedorismo nos Municípios e o papel das Incubadoras e das Políticas Públicas”.

A sessão abordou o tema das incubadoras no ecossistema empreendedor e o seu impacto no desenvolvimento local e perspectivas para o futuro. O edil lembrou que, em Braga, foram já criados mais de 700 postos de trabalho diretamente associados a empresas que fizeram e fazem parte do ecossistema da Startup Braga, tendo as mesmas angariado um valor superior a 80 milhões em financiamento.

“No que diz respeito ao empreendedorismo associado à inovação estamos a trabalhar em duas vertentes: uma de cariz empresarial, associada à Startup Braga, e outra de inovação de base social, com o projecto Human Power Hub. Estas duas incubadoras, em contextos diferentes e com objetivos diversificados, criam o ambiente propício para que as ideias de negócio sejam bem-sucedidas e para que as empresas possam crescer, recrutar mais colaboradores e alcançar novas fontes de financiamento”, disse.

O autarca sublinhou que no Quadrilátero Urbano estão localizados três dos dez concelhos mais exportadores do pais, o que cria oportunidades de sinergia entre as empresas incubadas ou acompanhadas na Startup Braga e as empresas já consolidadas no território. “Este fator permite entregar às startups o outsourcing de processos de inovação das grandes e médias empresas deste território. Fomentar este tipo de sinergias e trabalho em rede é essencial”, referiu.

Por fim, Ricardo Rio sublinhou a colaboração estreita do Município com o IEFP tendo em vista a qualificação dos recursos humanos para que vão ao encontro das competências procuradas pelas empresas da região. “Associada a esta dinâmica temos a qualificação do território e da qualidade de vida que permite a captação e retenção de talentos e recursos humanos”, afirmou.

Neste evento foi ainda apresentado o projeto do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) denominado “Políticas Públicas de Incentivo à Criação de Negócios e Empreendedorismo nos Municípios Portugueses”.

O Workshop teve como oradores José Vale (Iapmei – Agência para a Competitividade e Inovação), Patrícia Jardim da Palma (CAPP, ISCSP-ULisboa), Ricardo de Moraes Soares (CAPP, ISCSP-ULisboa), Miguel Pinto Luz (vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais), Paulo Santos (diretor da Incubadora Instituto Pedro Nunes), Diogo Casaleiro (coordenador da Mafra & Ericeira Business Factory) e Hernâni Dias (presidente da Câmara Municipal de Bragança e presidente do Bragantia-Ecopark).

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS