Sábado, Abril 27, 2024
7.3 C
Braga
BragaSTART POINT Summit reuniu mais de 2000 participantes na Universidade do Minho

START POINT Summit reuniu mais de 2000 participantes na Universidade do Minho

© AAUMinho

A 14ª edição da START POINT Summit regressou à Universidade do Minho durante os meses de outubro e novembro, reunindo mais de 2000 participantes. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) é a responsável por organizar a “maior feira de emprego, empreendedorismo e formação”.

Duarte Lopes, presidente da AAUMinho, explicou que a atividade “baseia-se naquilo que é um princípio base da forma de estar da Associação Académica: fazer parte da solução, identificando um problema que é a emancipação dos jovens e, portanto, procurando facilitar a transição dos estudantes de uma vida mais académica para o mercado profissional”. Desta forma, reforçou que a AAUMinho “está verdadeiramente presente desde o primeiro momento em que os estudantes entram na Universidade do Minho até ao último, em que saem e transitam para o mercado de trabalho”.

A mostra empresarial teve lugar nos dias 8 e 9 de novembro, no Pavilhão Desportivo de Gualtar. Segundo Rita Fernandes, vice-presidente do departamento Desenvolvimento de Carreiras da AAUMinho, o evento reuniu mais de 90 organizações, entre elas a Continental, MC Sonae, Codepoint. e Accenture. “Procuramos ao máximo ter representadas todas as áreas de estudo da Universidade do Minho”, afirmou a responsável. Este ano, a atividade contou ainda com a presença da Mega Hits e da Rádio Universitária do Minho, de maneira “a colmatar uma das áreas de maior dificuldade, as Ciências da Comunicação”.

Simultaneamente à mostra empresarial, decorreram duas talks “Should I Stay or Should I Go? – Emprego Jovem” e “(Behind the Scenes) Da Ideia ao Negócio”, Speed Interviews e Mentoring Point. As atividades voltaram-se para as vertentes da empregabilidade e empreendedorismo e para momentos de mentoria e feedback de profissionais da área dos Recursos Humanos.

Paralelamente, teve lugar a Feira do Voluntariado, pela primeira vez na mostra empresarial. Segundo Duarte Lopes, o objetivo foi “criar uma vertente diferente, que passa não só pelo emprego profissionalizado, mas também por várias oportunidades de voluntariado”. “Para proporcionar aos nossos estudantes uma forma de serem cidadãos mais ativos, devem procurar ofertas de emprego profissionalizantes ou criar o seu próprio caminho através do empreendedorismo, mas onde estas iniciativas de voluntariado também têm o seu relevo”, concluiu.

Pelo segundo ano consecutivo, ao longo dos dois dias, a iniciativa foi acompanhada por uma aplicação, denominada “START POINT”. Além de conter um mapa do evento interativo e de facilitar o networking empresarial entre os participantes e as organizações presentes, a aplicação tinha um jogo associado, que “permitiu aos participantes acumularem pontos e, no final, ganharem prémios, consoante a sua posição”, declarou Rita Fernandes.

A programação da START POINT Summit contou com duas atividades antes da mostra empresarial. De 22 a 28 de outubro e de 7 a 9 de novembro, teve lugar o Start Up Your Point. O programa direcionou-se para aqueles que desejam avançar com as suas ideias de negócio e contou com o apoio de formadores e mentores. O pitch final decorreu no último dia da Mostra Empresarial, juntamente com o anúncio das três equipas vencedoras.

No início de novembro decorreu o Programa de Aceleração de Carreiras. Durante três dias, numa vertente mais formativa, os participantes foram preparados para o contacto empresarial, “tanto no âmbito do LinkedIn, CV, comunicação, salários e ingressão no mercado do trabalho”, explicou a Vice-Presidente do departamento Desenvolvimento de Carreiras.

Relativamente ao balanço da atividade, o presidente da AAUMinho considerou “naturalmente positivo”. Este ano, a START POINT Summit “contou com um recinto mais desenvolvido, com uma marca mais trabalhada, com um espaço que esteve permanentemente preenchido”, afirmou Duarte Lopes. Além disso, revelou que o feedback tanto das empresas, como dos participantes, foram “bastante positivos”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES