Sexta-feira, Outubro 22, 2021
15 C
Braga
InícioAtualidadeSimpósio em Bioquímica Aplicada da Universidade do Minho com 200 participantes

Simpósio em Bioquímica Aplicada da Universidade do Minho com 200 participantes

Universidade do Minho

O III Simpósio em Bioquímica Aplicada da Universidade do Minho vai decorrer esta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, esperando-se 200 participantes da academia e da indústria. O encontro acontece em formato online e inclui vários workshops e palestras com oradores conceituados. A participação é gratuita, mediante inscrição aqui.

A sessão de abertura é esta quinta-feira, às 9h00, com o presidente da Escola de Ciências da Universidade do Minho, José González-Meijóme, a diretora do Departamento de Biologia, Maria João Sousa, a diretora do Departamento de Química, Ana Paula Esteves, e ainda Sandra Paiva e Marta Mendanha, coordenadoras da comissão organizadora, que é formada pelos estudantes e pela comissão diretiva do mestrado em Bioquímica Aplicada.

Seguem-se as intervenções de Ana Falcão (ICVS-UMinho) sobre a mielina e a esclerose múltipla, de Raquel Soares (Universidade do Porto, UP) sobre a obesidade e o cancro, de Miguel Castanho (Instituto de Medicina Molecular) sobre o combate a vírus no cérebro, de Karina Xavier (Instituto Gulbenkian de Ciência) sobre os efeitos dos antibióticos na flora intestinal e de Luís Guida (UP) sobre o impacto do fermento no sabor da cerveja. Nos workshops, os participantes vão poder perceber melhor o mundo da análise de dados ou aprender a comunicar ciência de forma mais eficaz.

O programa de sexta-feira também se divide entre palestras e workshops. Além da química do vinho trazida por Joana Oliveira (UP) e dos avanços no cancro gástrico explicados por Carla Oliveira (Universidade de Lisboa), os interessados vão aprender a construir um CV impactante ou a debater o papel da bioquímica na indústria, com convidados da Bial e AMGENE. O ciclo de atividades encerra às 15:40.

O principal objetivo da iniciativa é promover a divulgação e discussão de conhecimentos científicos recentes, bem como abordagens inovadoras na área da Bioquímica. O evento vai contar ainda com a participação de antigos alunos do mestrado, visando a promoção da formação avançada, científica e tecnológica na área.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS