Sete homens, com idades entre os 16 e os 65 anos, foram multados esta sexta-feira, em Braga, pela PSP, por se encontrarem no interior de uma garagem particular a jogar às cartas.
Seis dos suspeitos foram multados por não usarem máscara e um por por violação do dever de geral de recolhimento domiciliário.
Ainda em Braga, durante esta noite, a PSP apanhou nove homens, com idades entre os 44 e os 72 anos, num estabelecimento de restauração e bebidas. Os indivíduos foram multados por violação do dever geral de recolhimento domiciliário e o proprietário foi também autuado por funcionamento e incumprimento das normas de combate à Covid-19.
A PSP acrescentou que esta sexta-feira, nas diversas ações de fiscalização do Comando Distrital de Braga, foram levantados 30 autos por contraordenação no âmbito do incumprimento das normas vigentes do Estado de Emergência.
“Desde o início da crise pandémica, a PSP tem aumentado a presença na via pública, num esforço operacional que se manterá. Na atual fase pandémica, e após um ano de combate a esta ameaça à saúde pública, a abordagem preventiva, de informação e sensibilização, já não é encarada pela PSP como a mais eficaz, privilegiando a ação fiscalizadora no âmbito da pandemia”, sublinha esta Polícia.
A PSP reforça que “será rigorosa na fiscalização e controlo dos comportamentos que não observam as regras em vigor”, apelando ao “espírito de cidadania e civismo de todos no estrito cumprimento das medidas decretadas pelas autoridades de saúde” e que os cidadãos que detetem incumprimentos flagrantes “podem e devem denunciar imediatamente à PSP”.