Quinta-feira, Junho 20, 2024
21.7 C
Braga
RegiãoFafeServidas três mil refeições no Festival da Vitela Assada à Moda de...

Servidas três mil refeições no Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe

© CM Fafe

A oitava edição do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe, que  se realizou no último fim de semana, encerrou com balanço positivo. Foram servidas cerca de três mil refeições no sábado (almoço e jantar) e no domingo (almoço).

O evento decorreu na Praça das Comunidades, com animação e exposição de produtos locais e artesanato.

O evento, promovido pelo Município de Fafe com a colaboração da Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe, não se realizou em 2020 e 2021, devido à pandamia. Em 2022, resultado das dificuldades e capacidade de resposta do setor da restauração local com recursos humanos, a organização e os restaurantes aderentes concordaram em realizar o festival em formato roteiro. “Este ano, marcado pelo regresso do festival a uma tenda gigante, demonstrou que formato mobiliza as pessoas e justifica o esforço empreendido”, referiu a autarquia.

Os restaurantes participantes são os primeiros a apontar como positivo o balanço final. Reforçados na opinião pela Confraria que, na pessoa da sua presidente, Rosa Maria Oliveira, considerou como “extremamente positiva” esta edição.

Durante dois dias tiveram oportunidade de promover, mostrar e comercializar, com sucesso, os seus produtos, como a doçaria tradicional, artesanato, fumeiro, produtos biológicos, vinho verde e cerveja artesanal.

A animação, com um programa diversificado, e que contemplou vários momentos, juntou centenas de pessoas para assistir ao VII Festival Internacional de Tunas Xuntanza, e às exibições dos Grupo de Bombos Amigos da Borga, da Tuna Universidade Sénior, do grupo musical da ARPIFAFE, do Grupo de Cavaquinhos – Memórias Vivas e do músico José Carlos Mãozinhas.

Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, manifestou a sua satisfação pelo sucesso do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe e pelo seu regresso ao formato original. “Resultou tudo muito bem, o ambiente recriado na Praça das Comunidades, com a visita de milhares de pessoas, de Fafe e não só, foi muito agradável, e acima de tudo apresentamos a gastronomia de excelência que nos caracteriza”, afirmou endereçando uma palavra de particular agradecimento aos restaurantes, expositores, fornecedores e funcionários do Município “que, uma vez mais, com empenho, brio e profissionalismo, ajudaram a concretizar este projeto e a fazer dele um sucesso que a todos orgulha”.

O festival regressa em outubro de 2024, no mesmo formato, com reforço de espaços para restauração e expositores, assim como animação.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES