Seminário marca arranque das atividades do Colégio Doutoral UMinho
Quinta-feira , Agosto 13 2020 Periodicidade Diária nº 2542
Principal / Educação / Seminário marca arranque das atividades do Colégio Doutoral UMinho

Seminário marca arranque das atividades do Colégio Doutoral UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) vai receber esta quarta-feira, às 14h00, o seminário “Doctoral education in the 21st century: aims, challengers and ways forward”. Este seminário, que marca o lançamento do recém criado Colégio Doutoral UMinho, vai contar com especialistas na área dos estudos doutorais, reconhecidos internacionalmente, que irão debater aspetos relevantes para a promoção da qualidade da formação doutoral. O seminário terá lugar no auditório A1, situado no complexo pedagógico 1 do campus de Gualtar, em Braga.

O seminário arranca com a intervenção de Alexander Hasgall, da European University Association – Council for Doctoral Education, da Suiça, que abordará os desafios e caminhos a seguir em relação à educação doutoral no séc. XXI. Segue-se, pelas 15h, a intervenção de Pirjo Nikander, da Universidade de Tampere, na Finlândia, que irá apresentar o tema “Excellence in doctoral education: The crucial role doctoral schools”. Ainda na primeira metade deste seminário, pelas 15h45, John Creemers, da Universidade de Leuven, na Bélgica, irá intervir sobre o tema “Assessment in doctoral education: From candidate’s recruitment to thesis evaluation”. Após uma breve pausa, a sessão será retomada, pelas 16h45, com a intervenção de Göran Hermerén, da Universidade de Lund, na Suécia, que irá apresentar o tema “Research integrity: Some issues and challenges”. As apresentações terminarão com o tema “Relevant aspects of intellectual property rights, including open access & data mining”, que será abordado por Marie-Christine Janssens, da Universidade de Leuven, na Bélgica.

A apresentação do Colégio Doutoral UMinho irá encerrar o seminário, num momento em que intervirão, para além do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, a vice-reitora para a Educação, Laurinda Leite, e a diretora do Colégio Doutoral, Margarida Correia Neves.

Recorde-se que a UMinho criou recentemente um Colégio Doutoral que visa promover a excelência e o reconhecimento, nacional e internacional, da formação doutoral facultada pela Universidade.