Sábado, Abril 13, 2024
27.2 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoSemana Santa de Famalicão até 15 de abril com atividades religiosas e...

Semana Santa de Famalicão até 15 de abril com atividades religiosas e culturais

© CM Famalicão

Já se vive a Semana Santa em Vila Nova de Famalicão. A 1.ª Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão aconteceu no passado sábado e foi o pontapé de partida para uma programação eclética e variada, que dura até dia 15 de abril.

Desde périplos pelo Património Religioso de Famalicão à Procissão do Enterro do Senhor, a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa, passando pela gastronomia, música e cinema, são vários os motivos para vir ao centro urbano de Famalicão neste período pascal.

O programa propõe a Via Sacra Jovem (31 de março), Recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (2 de abril), Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’ (2 de abril), animação de rua por um Grupo de Farricocos (6 e 7 de abril), recriação da ‘Última Ceia’ (6 de abril), Procissão do Senhor da Cana Verde – ‘Senhor Ecce-Homo’ (6 de abril), celebração da Paixão do Senhor (7 de abril), procissão do Enterro do Senhor (7 de abril) e Solene Vigília Pascal (8 de abril).

A gastronomia também está bem presente. A ‘Páscoa Doce’, nos dias 1 e 2 de abril, na Praça D. Maria II, engloba um mercado dedicado à doçaria portuguesa, havendo iguarias para todos os gostos, até para os mais artísticos, com espetáculo de dança, música, conversa e prova de vinhos verdes, e, a novidade deste ano, o ‘1.º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa’, no dia 1 de abril.

A Semana Santa de Famalicão, cuja organização está a cargo da Confraria das Santas Chagas, com o apoio da Câmara Municipal, da Paróquia de Santo Adrião e da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão.

O programa da Semana Santa também envolve a Casa das Artes que, no dia 2 de abril, quebra as fronteiras do seu palco, levando à Igreja Matriz Nova o concerto ‘Requiem’ do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 – 2007), uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa, que conta com a participação do coro da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Academia de Música de Costa Cabral, do Porto.

Além deste concerto, também haverá no pequeno auditório da Casa das Artes, o Ciclo de Cinema 2023 – Jornadas da Juventude, que inclui a exibição dos filmes ‘A Noiva’ (2022) de Sérgio Trefaut e ‘Regresso ao Pó’ (2022) de Li Ruijun, nos dias 4 e 5 de abril.

Todos os eventos da Semana Santa de Famalicão têm entrada livre e gratuita. A programação pode ser consultada aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES