Sexta-feira, Maio 7, 2021
15.6 C
Braga
InícioCulturaSemana Santa de Braga reinventa-se este ano com emissões online

Semana Santa de Braga reinventa-se este ano com emissões online

CM Braga

A Semana Santa de Braga 2021 vai realizar-se este ano com um programa adaptado. Devido à pandemia da Covid-19, as procissões foram canceladas, mas para preservar as tradições religiosas e a esperança, a cada dia das procissões e à mesma hora, haverá uma emissão em direto nos canais digitais da Comissão da Semana Santa.

O programa foi apresentado esta manhã no Tesouro-Museu da Sé Catedral de Braga e arranca a 17 de fevereiro, com destaque para as celebrações religiosas, a abertura dos calvários e a programação cultural com exposições e concertos em diversos pontos da cidade. Este ano volta a ser possível acompanhar online as tradições, os rituais e todas as manifestações associadas à Semana Santa de Braga.

Bernardo Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia, referiu que apesar do cancelamento da Procissão do Ecce Homo, a Irmandade está a preparar algumas cerimónias religiosas. “A Irmandade e a Santa Casa da Misericórdia não deixarão de preparar algumas cerimónias religiosas que habitualmente organizam e serão realizadas as cerimónias que forem possíveis. Daremos continuidade aos Sagrados Lausperenes Quaresmais, caso se reunam condições para o efeito e não deixaremos de preparar as Igrejas da Misericórdia e do Hospital de São Marcos para a realização das cerimónias litúrgicas adaptadas às datas fixadas pela Arquidiocese”, disse.

O provedor informou que irá realizar uma celebração na Igreja da Misericórdia, que será transmitida online com o andor do Ecce Homo decorado. Os Farricocos também irão assinalar o dia da Quinta-feira Santa ao percorrerem o centro histórico de Braga.

Por sua vez, Luís Rufo, provedor da Irmandade de Santa Cruz, afirmou que irão ser decorados os andores e guiões na Igreja de Santa Cruz. “Faremos a decoração e a exposição dos guiões e dos andores na Igreja de Santa Cruz na eventualidade de poder estar de portas abertas. A Irmandade também vai patrocinar um livro sobre a história da Semana Santa de Braga”, frisou.

Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, enquanto representante da comissão organizadora da Procissão da Burrinha, referiu que este ano a Igreja de São Victor terá o andor da Nossa Senhora da Burrinha e dará destaque a Nossa Senhora das Angústias através dos meios digitais.  “Este ano, estamos condicionados devido à Covid-19 e não vamos realizar a procissão. Vamos assinalar o dia da quarta-feira com a nossa presença na Igreja de São Victor, onde iremos ter o andor ornamentado com a Nossa Senhora da Burrinha e dar destaque à Nossa Senhora das Angústias. Vamos recorrer às iniciativas digitais para mostrar quadro a quadro daquilo, o que seria a composição de toda a procissão”,  disse.

Já Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou a importância de reinventar-se num dos eventos com mais relevância da cidade de Braga. “A Semana Santa é um marco incontornável da vida da nossa cidade e mesmo nas circunstâncias atuais e com a passagem para os meios digitais, a nossa Semana Santa continua a ser um fator de agregação e de união de todos os cidadãos e instituições que trabalham em prol do desenvolvimento da cidade”, destacou durante a apresentação do evento.

Para mais informações, consulte o site da Semana Santa de Braga.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS