Quinta-feira, Abril 25, 2024
12.2 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoSemana da Leitura está de regresso a Famalicão com muitas novidades

Semana da Leitura está de regresso a Famalicão com muitas novidades

© CM Famalicão

Famalicão volta a festejar a língua portuguesa, a leitura e os livros. A 13.ª Semana da Leitura está de regresso com muitas novidades. A iniciativa, que até agora era sobretudo dedicada aos mais jovens, quer chegar também ao público que normalmente se encontra mais distante das bibliotecas – a população adulta empregada – e para isso vai promover uma feira de troca de livros na Continental Mabor, Riopele e Coindu.

A edição deste ano da Semana da Leitura decorre dividida em duas datas. De 13 a 18 de março, vira-se, essencialmente, para a comunidade escolar, envolvendo um total de 36 bibliotecas do concelho.

A sessão de abertura está agendada para o dia 13, às 15:00, na Secundária Padre Benjamim Salgado, e vai contar com a presença da escritora Maria João Lopo de Carvalho, “madrinha” do evento.

Apresentações de livros, oficinas e sessões de leitura são algumas das iniciativas que preenchem o programa da iniciativa que no dia 16 de março, pelas 10:15, volta a contar com a ação “Famalicão a Ler”, momento em que toda a comunidade famalicense interrompe os seus afazeres para usufruir de um momento descontraído de leitura, seja ela de um livro, de um jornal ou de uma revista.

De 27 a 31, a iniciativa aproxima-se então do público adulto e das empresas do concelho com a dinamização do projeto “A minha empresa a ler: troca por troca, deixe um livro leve outro”, com a realização de uma feira de troca de livros na Continental Mabor, dias 28 e 29 de março, na Riopele, no dia 30 de março, e na Coindu, no dia 31. Potenciar o desenvolvimento e consolidação de hábitos de leitura junto da população adulta é o grande objetivo da iniciativa.

Recorde-se que a Semana da Leitura é um evento nacional anualmente lançado pelo Plano Nacional de Leitura, que pretende convidar escolas e entidades públicas e privadas a promoverem atividades para festejar a leitura como ato de prazer, imaginação e conhecimento, lugar de encontro criativo e colaborativo. Nesse sentido, o Município de Famalicão, através do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, tem vindo a desafiar as bibliotecas municipais e as bibliotecas escolares do concelho a assinalarem a efeméride por meio de um programa de comemorações congregante.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES