Domingo, Maio 19, 2024
15.6 C
Braga
BragaSemana da Economia de Braga é "marco assinalável na vida do concelho"

Semana da Economia de Braga é “marco assinalável na vida do concelho”

© InvestBraga

O Fórum Económico, a Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga, conferências e debates de ideias vão preencher a Semana da Economia, que decorre no Altice Forum Braga, entre 22 e 26 de maio. Com as portas abertas a empresários, empreendedores, decisores empresariais, especialistas, profissionais, estudantes e comunidade, esta edição tem como tema a “Investigação e Transferência de Tecnologia”. 

Para Ricardo Rio, presidente da InvestBraga e da Câmara Municipal de Braga, a Semana da Economia de Braga “é já um marco assinalável na vida económica do concelho, permitindo mostrar ao país e ao mundo a aposta que Braga faz em setores como o empreendedorismo, o conhecimento, a inovação e os resultados alcançados”. 

Na iniciativa, de âmbito nacional e internacional, estarão em destaque o impacto da inteligência artificial na competitividade das empresas e o papel do hidrogénio na transição energética, “temas bastantes prementes e nos quais queremos estar na linha da frente”, afirma o autarca. 

A sexta edição arranca com uma agenda dedicada aos embaixadores empresariais, parceiros da InvestBraga e uma visita institucional ao Grupo BMcar, com a presença de Ricardo Rio. 

O Fórum Económico, um dos momentos mais relevantes da semana, a decorrer no segundo dia, está dividido em duas partes. Arrancará com “O crescimento económico de Braga”, a cargo do presidente do Município de Braga, seguido de um debate sobre “O impacto da inteligência artificial na competitividade das empresas”. 

A Mostra Empresarial, inaugurada na mesma tarde pelo edil e Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho, acolhe cerca de uma centena de empresas e entidades, dedicadas a mostrar ao público em geral o que de melhor se faz a partir de Braga.  Com entrada livre, a Mostra Empresarial pode ser visitada até ao dia 25 de maio. 

No Pequeno Auditório do Altice Forum Braga, poder-se-á assistir às conferências “Transferência Tecnológica para as Empresas da Construção”, promovida pelo Grupo Casais – ainda em clima de celebração do seu 65º aniversário-, “O impacto da Inteligência Artificial no Conhecimento, com uma mesa-redonda que junta a COTEC, a Fundação José Neves, a Altice Labs e Microsoft e o “Roteiro do Hidrogénio”, que tratará a visão da academia, da indústria e as oportunidades de financiamento. 

O Projeto “Go To Labour”, promovido pela Associação Empresarial do Minho (AEMinho); “IGNITE Session”, um evento da Fibernamics e as sessões RUN-EU European Innovation Hubs, alavancadas pela RUN-EU e Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), são alguns dos eventos apresentados no palco da Mostra Empresarial ao longo dos três dias. 

No último dia da Semana da Economia, homenageiam-se os trabalhadores do Minho, numa apresentação pública, com a presença do presidente do Município, o presidente da AEMinho, Ricardo Costa, e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.  

O evento é gratuito. Consulte o programa aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES