Domingo, Maio 26, 2024
21.1 C
Braga
RegiãoGuimarãesSemana da Criança em Guimarães com programação especial para os mais pequenos

Semana da Criança em Guimarães com programação especial para os mais pequenos

© CM Guimarães

O Município de Guimarães promove, até 5 de junho, as comemorações do Dia Mundial da Criança, numa organização da Câmara Municipal, em parceria com várias entidades do concelho. Daí resultou um programa diversificado alusivo à criança, com atividades formativas, culturais, desportivas e recreativas, promovidas quer pelo Município, como pelos seus parceiros, no âmbito do reconhecimento de Guimarães, pela UNICEF, como Cidade Amiga das Crianças.

No dia 31 de maio será apresentado o livro “Feliz na Escuridão” de Pepe Guimarães. O autor, pseudónimo de um escritor e poeta popular, narra a história verídica de Fernandinho, uma criança desprovida do sentido da visão, que apesar das dificuldades encontradas, foi uma criança feliz. O livro, dividido em seis capítulos, tem como objetivo transmitir a mensagem de que é possível ser feliz, independentemente das circunstâncias. A apresentação do livro ocorrerá no Jardim da Biblioteca Municipal Raul Brandão, às 16:30.

No âmbito das comemorações da Semana da Criança do ano passado, o Município de Guimarães e o ProChild CoLAB realizaram uma auscultação junto das crianças do primeiro ciclo do ensino básico dos 14 agrupamentos de escolas do concelho. Agora, no dia 1 de junho, será feita a devolução das sugestões e preocupações das crianças através da apresentação de um flyer elaborado para o efeito. Esta iniciativa visa garantir a participação efetiva das crianças nos processos de decisão e contribuir para a estratégia de tornar Guimarães uma “Cidade Amiga das Crianças”.

Também no dia 1 de junho, os refeitórios das escolas do concelho oferecerão ementas especiais do Dia da Criança. Esta ação surge na sequência da auscultação realizada no ano anterior e das sugestões das crianças. O menu especial tem como objetivo proporcionar uma refeição diferenciada e especial para celebrar este dia.

No dia 2 de junho, será realizada a Festa do Dia Mundial da Criança, no Parque da Cidade. Esta iniciativa, organizada pelo Município de Guimarães em parceria com várias entidades locais, visa promover o direito a brincar e contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Serão disponibilizadas diversas atividades, como piquenique, espaços de brincadeiras, pinturas faciais, jogos tradicionais, oficinas e música.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES