O SC Braga iniciou as obras para a construção do Estádio Centenário, uma infraestrutura “essencial” para o clube, que servirá como “casa” do futebol feminino e da Equipa B masculina. O estádio estará terminado no início da temporada 2024/25.
O complexo desportivo terá capacidade para 2.600 espetadores, além de um parque de estacionamento com 250 lugares, quatro balneários, um departamento médico, ginásio, sala de primeiros-socorros, sala anti-doping, salas de trabalho, uma sala de imprensa, uma tribuna destinada à comunicação social e iluminação LED de 1.400 lux, o que possibilita a realização de jogos à noite.
Com a construção do Estádio Centenário, o SC Braga pretende dar “mais um passo rumo ao futuro”.
Recorde-se que a Cidade Desportiva (que tem uma área global de implementação de 30 hectares) engloba, na primeira fase, um edifício que funciona como Centro de Formação, nove campos de treino – oito de futebol de onze e um de futebol de sete -, e um campo de futebol de praia, além do Estádio Centenário.
Dois dos campos de futebol onze estão habilitados para receber jogos oficiais e possuem bancadas cobertas com capacidade para 650 e 500 lugares. O campo de futebol de sete possui uma bancada coberta com 300 lugares.
A segunda fase da Cidade Desportiva contempla um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 250 lugares e pressupõe quatro grandes espaços funcionais, numa área total de construção de 30 mil metros quadrados, com serviços administrativos, loja do clube e serviços de apoio aos sócios; Pavilhão Multiusos com capacidade para 1.400 lugares; área residencial com 52 quartos, área de refeitório e de descanso/lazer; 4) espaço de apoio às equipas profissionais, constituído por balneários, ginásio, fisioterapia, hidroterapia com piscina, gabinetes de trabalho, entre outras valências.
A este projeto será, ainda, adicionado o Museu SC Braga (com área total de cerca de 3,5 mil metros quadrados), o qual será inaugurado em janeiro de 2025.