Quinta-feira, Abril 18, 2024
14.5 C
Braga
BragaSão João de Braga vai ter mais de 270 horas de programação

São João de Braga vai ter mais de 270 horas de programação

© Associação de Festas de São João de Braga

Foi apresentado, na manhã desta sexta-feira, o programa das festas de São João de Braga. As festividades, que decorrem entre 16 e 25 de junho, irão trazer a Braga milhares de foliões para dez dias imperdíveis. As bandas filarmónicas são o mote para o imaginário das festas deste ano, num momento de celebração da história destas bandas na história do São João.

Com um programa que volta a defender a preservação da matriz tradicional do São João, as festas contarão com dois espaços distintos do habitual, reunindo na Praça Municipal mais de 20 artesãos para a Feira do Artesanato e juntando, no Pópulo, alguns dos melhores DJs para um “São João Pop’ular”.

© Associação de Festas de São João de Braga

Estes novos espaços, que terão uma programação cultural forte, responde à necessidade de reconduzir parte do programa para outras áreas da cidade, como consequência das obras de reabilitação da Avenida da Liberdade, tal como salientou durante a apresentação do programa Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga.

No decorrer da apresentação das festas, o responsável pela organização das sanjoaninas garantiu que este volta a ser um São João “tradicional, mas com capacidade de criar novos momentos e sinergias”, num programa com “10 dias de festa, 164 iniciativas, 365 entidades envolvidas e com 270 horas de programação”.

Com sete cortejos, sete exposições e dois concursos, o programa volta a contar, por exemplo, com as iniciativas Braga Capital do Cavaquinho, Encontro de Gigantones e Cabeçudos, Gala Sanjoanina, Cantares ao Desafio e Festival Etnográfico, sendo a banda “Os Quatro e Meia”, Plutónio, José Malhoa e Zézé Fernandes alguns dos destaques do programa de concertos das festas.

Para Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, este São João tem uma “componente absolutamente distinta” ao ser o “corolário” do trabalho levado a cabo pelas várias entidades envolvidas na defesa e preservação das tradições.

O programa das festas de São João de Braga poderá ser consultado aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES