São João de Braga luta por lugar na semifinal das 7 Maravilhas da Cultura Popular
Sábado , Setembro 19 2020 Periodicidade Diária nº 2579
Principal / Cultura / São João de Braga luta por lugar na semifinal das 7 Maravilhas da Cultura Popular

São João de Braga luta por lugar na semifinal das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Foto: Associação de Festas de São João de Braga

As Festas de São João de Braga estão na corrida a um lugar na semifinal das 7 Maravilhas da Cultura Popular, que acontecerá a 23 de agosto, em Loulé. As festas, que alcançaram o segundo lugar na final do distrito, voltam a ir a votos a 16 de agosto, na cerimónia da repescagem dos seis melhores segundos classificados.

Para Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, o segundo lugar das festas “pode levar o São João de Braga até primeira semifinal do concurso”. “Ainda que não tenhamos passado diretamente para a semifinal, acreditamos que a gala da repescagem nos possa ajudar a chegar à fase seguinte”, atira o responsável pela organização das sanjoaninas de Braga.

Com duas candidaturas, promovidas pela Associação de Festas de São João de Braga, na luta por um lugar na próxima fase, e depois de uma final regional renhida, as Festas de São João de Braga acabaram por se destacar, deixando a candidatura dedicada aos Gigantones e Cabeçudos pela final regional. “Quando nos candidatámos às 7 Maravilhas ,sabíamos que o desafio seria grande e que todas as candidaturas que apresentamos (6 candidaturas iniciais) teriam força e história para as trazer até esta fase regional. Ainda que tenham ficado em sétimo lugar, os Gigantones e Cabeçudos chegam à repescagem através da candidatura das Festas de São João, uma vez que são uma parte muito importante das nossas festas”, recorda o responsável pela organização das sanjoaninas.

O segundo lugar, anunciado na manhã desta quarta-feira, 12 de agosto, coloca o São João de Braga na gala de repescagem, que acontecerá já este domingo, 16 de agosto, em Porto de Mós. Para que as festas bracarenses possam chegar à semifinal de Loulé, a acontecer a 23 de agosto, as festas deverão ser uma das seis maravilhas mais votadas na repescagem. O número de votação mantém-se inalterado (760 207 821), no entanto, o período para fazer chamadas será reduzido, concentrando-se entre as 11h30 e as 19h30 do próximo domingo.

Organizado pelas 7 Maravilhas de Portugal, esta edição dedicada à Cultura Popular tem como categorias o artesanato, artefactos, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias.

O mais pequeno contributo pode ter um grande impacto. O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.