Quinta-feira, Agosto 11, 2022
18.9 C
Braga
InícioBragaSão João chega ao Mercado Municipal de Braga com iniciativas para todas...

São João chega ao Mercado Municipal de Braga com iniciativas para todas as idades

DR

Já se sente o espírito de São João em Braga – e não é só por causa das ruas adornadas de todas as cores e feitios. A festa popular mais esperada do ano ressurge na capital minhota depois de dois anos sem celebrações e a Mesa na Praça, a nova ala de alimentação do Mercado Municipal, tem uma programação especial dedicada à data durante o mês de junho, com direito a exposição de balões de sanjoaninos, oficinas para quem quer aprender esta arte e um concerto com cantares ao desafio.

“A festa de São João é feita pelo espírito festivo bracarense, marcado pelo prazer de sair à rua e de vivenciar estas celebrações, depois de dois anos impedidos de nos juntarmos. Com estas iniciativas diferentes e gratuitas, o “São João à Mesa” é a oportunidade perfeita para famílias e amigos se reunirem num sítio privilegiado como a Mesa na Praça, o resultado de uma junção perfeita entre a inovação e a tradição”, afirma a administração da Mesa na Praça.

O regresso das celebrações populares mais esperadas conta com duas oficinas, conduzidas Luciano Britto, o mestre baloeiro que traz a sabedoria brasileira para complementar a tradição minhota. A “Oficina de Balões de São João”, dividida em duas sessões (a primeira das 11:00 às 13:00 e a segunda das 15:00 às 17:00), acontece dia 18 de junho e é aberta a todas as idades. Uma oportunidade excelente para miúdos e graúdos explorarem a veia criativa, numa atividade familiar que reaviva este costume popular.

Para o dia 24 de junho, a Mesa na Praça celebra a folia de São João com chave d’ouro. Das 19:00 às 21:00, a ala de alimentação do Mercado recebe o grupo minhoto Siga a Farra para uma viagem de cantares ao desafio e música ligeira portuguesa.

Mas a festa não termina aqui! Até 3 de julho, o piso 1 da Mesa na Praça está decorado com balões de São João para celebrar o Santo Padroeiro. De cores variadas e ilustrações divertidas, a arte apresentada resulta da criatividade e do trabalho do também artesão Luciano Britto que pretende preservar a tradição de construir artesanalmente estes símbolos icónicos das festas populares.

“Este São João, a Mesa na Praça assume-se como um novo palco da cidade de Braga. Com atividades gratuitas e para todas as idades, queremos celebrar a alegria do reencontro e reavivar a marca identitária das mais antigas festas sanjoaninas, criando novas memórias num espaço que é também ele um ícone da cidade”, sublinha a administração do espaço.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS