Sameiro em Braga recebeu primeiro grupo de peregrinos
Sexta-feira , Setembro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2585
Principal / Religião / Sameiro em Braga recebeu primeiro grupo de peregrinos

Sameiro em Braga recebeu primeiro grupo de peregrinos

Foto: Henrique Malheiro

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, recebeu o primeiro grupo de peregrinos que estão a percorrer a Via Mariana. O grupo é composto por sete peregrinos provenientes de Viana do Castelo, Penafiel e Coimbra, que saíram a partir do Sameiro em direção a Portela de Vade, Ponte da Barca, num percurso de 60 kms.

Henrique Malheiro, membro da direção e delegado da Associação da Via Mariana Luso-Galaica em Portugal, explicou que foi contactado por uma profissional de saúde para obter as credenciais e fazer esta peregrinação. “Fui contactado por uma enfermeira que estava interessada em fazer duas etapas do percurso da Via Mariana. Quando os peregrinos iniciam o percurso cedo, o Posto de Turismo ainda encontra-se encerrado e, por isso, fui ter com eles para a entrega das credenciais. Também dei as orientações sobre o percurso e sobre o albergue onde iriam pernoitar. Devido à pandemia, os peregrinos portugueses só poderão percorrer a Via Mariana dentro do território nacional, mas já temos peregrinos do lado espanhol que vão dar início ao percurso, logo no primeiro dia da abertura das fronteiras”, disse.

A Via Mariana passa por cinco Municípios, nomeadamente Braga, Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço, onde são aproveitadas algumas das Infraestruturas dos Caminhos de Santiago, como por exemplo os albergues. Além da devoção, esta via pretende divulgar o património arquitetónico e natural do Norte de Portugal e o território luso-galaico ou da antiga Galécia.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.