Quarta-feira, Junho 19, 2024
22.3 C
Braga
BragaSalão medieval da Reitoria da UMinho em Braga recebe sessões sobre história...

Salão medieval da Reitoria da UMinho em Braga recebe sessões sobre história local

© CM Braga

Uma visita ao salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), no Largo do Paço, sob o tema “Braga: Senhorio Eclesiástico, Senhorio Régio durante a Idade Média”, abre o leque de propostas para a primeira sessão do ano do “Itinerarium”, uma iniciativa promovida pelo Município de Braga em parceria com a Universidade do Minho, para a promoção do conhecimento do património.

A primeira sessão de história local acontece já no próximo dia 13 de janeiro, pelas 10:00, levando à descoberta do salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho (Largo do Paço), com o professor de história da Universidade do Minho, Arnaldo Melo.

A evolução da cidade de Braga e seu couto/termo entre os séculos XII e XV será o tema central desta sessão, do ponto de vista da organização e exercício do poder político e jurisdicional, período durante o qual foi senhorio eclesiástico, mas também senhorio régio entre 1402 e 1472. Analisa-se a evolução e articulação dos poderes intervenientes, senhorial, régio e concelhio, destacando as suas expressões através do acto escrito, de acções concretas e do poder de construir e marcar o espaço urbano.

A participação é gratuita, mas os interessados deverão efetuar a sua inscrição através do link: cmbcultura.eventbrite.com.

Ao longo de 2024, serão promovidas onze sessões do “Itinerarium”, uma por mês (com exceção do mês de agosto) onde serão percorridos vários espaços históricos de Braga, como por exemplo o Convento da Penha de França, o Palácio do Raio, Parque de São João da Ponte e percursos pelos lugares de memória do 25 de Abril e da Arte urbana em Braga.

Refira-se que o projecto “Itinerarium” conta com a curadoria científica de Maria Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES