Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
12.5 C
Braga
InícioBragaRui Rocha da Iniciativa Liberal visitou a Creche de Braga e o...

Rui Rocha da Iniciativa Liberal visitou a Creche de Braga e o Centro D. João Novais e Sousa

© Iniciativa Liberal

Rui Rocha, cabeça de lista da Iniciativa Liberal no distrito de Braga, reuniu hoje com o presidente da Direção da Associação da Creche de Braga, inteirando-se dos desafios e objetivos da própria creche e dos projetos relacionados com o Centro D. João Novais e Sousa, que presta serviços à comunidade na área do acompanhamento de utentes com deficiência mental.

“Durante a reunião foram abordadas várias questões como a atividade das diferentes unidades e valências, a necessidade de ter uma perspetiva integrada relativamente aos utentes, considerando nomeadamente a dimensão social e a da saúde, o rigor financeiro que a atual Direção introduziu na gestão da instituição, a degradação do valor das comparticipações que não têm sido atualizadas na proporção do aumento dos custos verificado nos últimos anos ou aspetos relacionados com os entraves políticos e burocráticos impostos ao alargamento da oferta para a infância”, referiu em comunicado enviado à Braga TV.

No final, Rui Rocha, em jeito de balanço, declarou ter saído da reunião “com a convicção reforçada da enorme importância do sector social, nomeadamente na área das soluções para a infância, para a doença e para os problemas do envelhecimento e da saúde mental”.

O candidato sublinhou que instituições como a Associação da Creche de Braga, que “tem uma obra notável, assumem um papel insubstituível que deve ser valorizado pelos poderes públicos a quem cabe a responsabilidade de criar as condições para que possam exercer o seu papel de crucial importância num contexto adequado”.

“É incompreensível que em áreas tão carenciadas como a das soluções para a infância não exista do Estado abertura para permitir a expansão da oferta, situação que prejudica gravemente as famílias”, declarou.

O candidato da Iniciativa Liberal assumiu ainda o compromisso de defender na Assembleia da República a “importância inestimável do contributo do setor social e de ser a voz da defesa destas instituições como atores insubstituíveis no contexto da resposta social, declarou-se muito emocionado com a receção especial que os utentes do Centro D. João Novais e Sousa prepararam para a comitiva da Iniciativa Liberal”, agradecendo “a toda a equipa de técnicos da instituição o trabalho efetuado e sublinhando que se tratou de um momento inesquecível de enorme generosidade”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS