Segunda-feira, Agosto 2, 2021
22.3 C
Braga
InícioBragaRicardo Rio participou em debate sobre futuro da Europa

Ricardo Rio participou em debate sobre futuro da Europa

CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou ontem na “Conferência sobre o Futuro da Europa: Democracia e Transparência”, organizada pelo Centro de Informação Europe Direct Minho – CEID Minho, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

A sessão possibilitou uma partilha de ideias e convicções sobre uma Europa mais participativa, com os participantes a deixarem os seus contributos para impulsionar o projeto europeu de uma forma que consolide o princípio da transparência e o princípio democrático.

De acordo com o autarca, a Europa será tanto mais forte quanto mais valorizar as estruturas de poder local. “Cada vez mais falamos na Europa das cidades. As estruturas administrativas de proximidade transmitem credibilidade, confiança e transparência. Não há nenhum órgão com um contacto tão próximo com os cidadãos como o poder local e a sua ação pode causar grande impacto nos objetivos definidos pela União Europeia. Quanto mais capacitadas e mais recursos tiverem essas estruturas locais e regionais, maior será a ligação dos cidadãos e da sociedade civil ao projeto europeu”, realçou.

Nesse sentido, o edil acrescentou que um dos “vícios” que prejudica a concretização da ligação entre as políticas europeias e os cidadãos dos estados-membros é a forma centralizada como acabam por ser geridos os fundos comunitários. “Quando se prescinde da auscultação dos agentes locais ou regionais, aquilo que percebemos pela prática é que os resultados não podem ser positivos. Alterar essa realidade é um dos grande desafios da Europa.  O Comité das Regiões tem defendido a auscultação e envolvimento destes órgãos no processo de construção das políticas europeias, munindo-os do máximo de recursos possíveis. Partindo do exemplo português, vemos que Plano de Recuperação e Resiliência não tem a envolvência dos agentes do território nem valoriza as diferentes dimensões regionais”, criticou o edil.

Por fim, Ricardo Rio sublinhou a necessidade da Europa ser líder nos desafios à escala global em áreas como a saúde, o desenvolvimento cientifico ou a sustentabilidade. “A falta de ambição e neglicência em relação às questões mais relevantes do desenvolvimento planetário têm vindo a fragilizar o projeto europeu e a capacidade dos cidadãos se identificarem com o mesmo”, disse.

A conferência contou com as participações de Pedro Froufe, do Centro de Estudos de Direito da União Europeia – UMinho/Jusgov, Carlos Abreu Amorim, ex-deputado e membro da Escola de Direito da UMinho, Luís Nuno Barbosa, presidente da Associação Civitas e Renata Silva, aluna do ensino secundário da Escola D. Maria II.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS