Sexta-feira, Junho 21, 2024
21.7 C
Braga
BragaRicardo Rio participa em sessão sobre democracia local com alunos da Secundária...

Ricardo Rio participa em sessão sobre democracia local com alunos da Secundária de Maximinos

© CM Braga

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, esteve esta terça-feira na Escola Secundária de Maximinos, onde participou numa sessão sobre democracia local que envolveu alunos do 12.º ano.

A iniciativa, organizada pelo Município de Braga em parceria com o Europe Direct do Minho, realizou-se no âmbito da Semana Europeia da Democracia Local que incluiu também sessões nas Escolas Secundárias Sá de Miranda e Alberto Sampaio.

Ricardo Rio salientou que a autarquia “tem vindo a implementar uma cultura de abertura à comunidade que procura envolver os jovens na discussão de diversos temas”. “Os jovens têm olhado com desconfiança para as instituições públicas e é necessário combater esse fenómeno, dando a conhecer aos mais jovens a importância da sua participação cívica e do exercício da sua cidadania. Temos de criar uma forte ligação entre os jovens e a sociedade”, sustentou.

“Não é por acaso que Braga esteve na linha da frente na criação da Rede de Capitais Europeias de Juventude, na introdução o Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’, na reativação do Conselho Municipal da Juventude, na realização dos Concursos Jovens Criadores e Jovens Talentos ou na implementação do projeto ‘100% Youth City”, exemplificou o autarca.

A Semana Europeia da Democracia Local constitui um evento pan-europeu anual de celebração da Carta Europeia da Autonomia Local, assinada no dia 15 de outubro de 1985, e que possui como desígnios promover a democracia local, a participação dos cidadãos e a aproximação dos munícipes ao poder local, sendo que as autoridades locais são convidadas a organizar iniciativas no âmbito da participação democrática.

No presente ano, a 23 e 24 de outubro, o Município de Braga, em parceria com o Centro Europe Direct Minho, assinala esta semana com a realização de sessões e atividades a propósito da importância da democracia e da participação, do poder local e das instituições europeias nas Escolas Secundárias do concelho, junto da população mais jovem, com as finalidades de abordar estas temáticas e de esclarecer as dúvidas existentes.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES