Segunda-feira, Junho 27, 2022
18.9 C
Braga
InícioBragaRicardo Rio está em Nova Iorque para participar no Fórum Internacional das...

Ricardo Rio está em Nova Iorque para participar no Fórum Internacional das Migrações

CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participa esta terça-feira no Fórum Internacional das Migrações, que se realiza em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas.

Esta participação surge na sequência do convite efectuado pela UCLG – Cidades e Governos Locais Unidos, uma organização que reúne cidades dos cinco continentes e que tem sede em Barcelona. O autarca de Braga integra ainda a delegação oficial do Governo Português, que será liderada pela ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Esta conferência sobre o estado atual das migrações em todo o mundo, e que será marcado pela invasão da Ucrânia por parte da Federação Russa, consiste numa interação entre vários stakeholders envolvidos na problemática da migração, como os governos nacionais ou locais, mas também as ONG’s.

Neste dia, que é precisamente dedicado aos governos locais, Ricardo Rio irá intervir em três diferentes momentos, com foco especial na abordagem de Braga na questão das migrações. Deste modo, irá intervir num painel sobre o papel dos governos locais nas migrações, onde além da secretária-geral da UCLG, Emilia Saiz, que irá moderar o painel, estarão presentes autarcas das cidades de Montreal (Canadá), Mechelen (Bélgica), Freetown (Serra Leoa) ou ainda a antiga prefeita de São Paulo e antiga ministra Brasileira, Marta Suplicy.

Numa segunda parte, o edil irá integrar uma delegação de autarcas – que incluem também os autarcas de Milão (Itália), Rabat (Marrocos) ou Accra (Gana) – que irá ser recebida pela Secretária Geral Adjunta das Nações Unidas, Amina J. Mohammed.

Nesta reunião, além da migração, será debatida a forma como a Agenda 2030 da ONU pode contribuir para ajudar as cidades a enfrentarem os desafios das migrações.

Por fim, o Edifício das Nações Unidas vai receber ainda um debate sobre o Lampedusa Charter sobre Mobilidade Humana – um apelo municipalista pela solidariedade e dignidade territorial – onde Ricardo Rio também irá intervir.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS