Sábado, Dezembro 10, 2022
9.9 C
Braga
InícioBragaRicardo Rio eleito vice-presidente da Comissão de Política SEDEC do Comité das...

Ricardo Rio eleito vice-presidente da Comissão de Política SEDEC do Comité das Regiões Europeu

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, foi hoje designado vice-presidente da Comissão de Política Social, Educação, Emprego, Investigação e Cultura (SEDEC) do Comité das Regiões Europeu, em representação do Partido Popular Europeu, numa equipa que será liderada por Tanya Hristova, presidente da Câmara Municipal de Gabrovo, na Bulgária.

A Comissão SEDEC tem a cargo as questões relativas ao Emprego, Políticas Sociais, Educação, Formação, Investigação e Cultura, com as quais Braga tem particular afinidade e interesse”, o que motivou o regozijo do autarca bracarense por este “importante reconhecimento dos seus pares europeus”.

“O Comité das Regiões é um espaço crucial de afirmação da relevância do poder local e dos governos regionais na concretização dos objetivos da União Europeia, propiciando uma importante troca de experiências e visões entre os seus representantes. Enquanto representante de Braga e de Portugal, tenho procurado contribuir com a nossa experiência nas áreas às quais nos encontramos mais vinculados, como acontece com os temas cobertos pela Comissão SEDEC”, refere Ricardo Rio.

Além dos tópicos referidos, a Comissão SEDEC tem também a cargo temas como a igualdade e política de juventude, bem como investigação, inovação e inteligência artificial. Esta Comissão gere também a Plataforma de Intercâmbio de Conhecimento (KEP), uma forma de cooperação com a Direção-geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, fomentando o intercâmbio de novas soluções e de boas práticas. No quadro do Plano de Ação Comum, adoptado em Novembro de 2020, este projeto foi atualizado para um nível estratégico, estando agora alinhado com a iniciativa renovada do Espaço Europeu da Investigação e ligado à implementação do projeto ‘Ciência ao encontro com as Regiões’.

No contexto do Plano de Ação Conjunto, a Comissão SEDEC desenvolve parcerias para a inovação regional, que visa dotar as regiões participantes com ferramentas e metodologia para alinhar as suas estratégias de inovação direcionadas com a sustentabilidade entre áreas políticas, programas e fundos comunitários.

No âmbito do Comité das Regiões, Ricardo Rio integra ainda a Comissão ECON – Política Económica, o Grupo de Trabalho para o Green Deal, a Comissão ARLEM – Assembleia Regional de Cooperação Euro-Mediterrânea e o Grupo de Trabalho sobre o Futuro da Indústria Automóvel e é o Embaixador para Portugal do Covenant of Mayors no Comité das Regiões.

Ricardo Rio é o relator do Comité das Regiões para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estando em curso a preparação de uma nova Opinião sobre o “Progresso na Concretização dos ODS”, a aprovar no próximo mês de Dezembro na Comissão ECON.

Também na reunião de hoje, que teve lugar em Brno, na Tchéquia, e na qual Ricardo Rio participou digitalmente, o presidente da Câmara de Braga foi designado relator de uma Opinião sobre a Economia Social: “Recommendation on developing social economy framework conditions”.

A realização desta Opinião surge a pedido do vice-Presidente da Comissão Europeia, Maros Sefkovic, servindo de apoio a uma proposta da Comissão sobre o tema, a aprovar até Maio de 2023.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS