Domingo, Outubro 17, 2021
20 C
Braga
InícioBragaRicardo Rio defende que cidades devem usar laboratórios vivos para testarem soluções...

Ricardo Rio defende que cidades devem usar laboratórios vivos para testarem soluções inovadoras de sustentabilidade

CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou numa sessão dedicada ao tema “O papel das regiões no processo de recuperação de pesquisa e inovação”.

Sendo as regiões e as cidades os principais intervenientes na resolução dos desafios sociais e ambientais que a União Europeia enfrenta para alcançar um futuro verde e digital, neste painel discutiu-se o papel catalisador da pesquisa e da inovação para alcançar essas transições – desempenhando os órgãos de poder local e regional um papel crucial.

O autarca realçou a importância da ciência, dos centros de investigação, da produção de conhecimento e dos laboratórios vivos nas cidades para construir soluções a uma escala reduzida que possam posteriormente, em caso de sucesso comprovado, ser replicadas em contextos de maior dimensão.

“Em Braga temos o caso do BUILD – Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator, que através de parcerias com a Universidade do Minho, o Centro de Computação Gráfica e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) desenvolve e valida novas tecnologias, serviços e aplicações com vista a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a intensidade carbónica”, afirmou, destacando ainda o projeto “Baterias 2030”, um consórcio dedicado à investigação na área da produção, armazenamento e gestão de energia que conta com a colaboração do Município de Braga.

Neste contexto, Ricardo Rio destacou que o Pacto Ecológico Europeu “deve ser encarado como uma oportunidade económica capaz de criar crescimento, novas empresas e trabalho qualificado, defendendo que as cidades tenham a possibilidade de acesso a financiamento para concretizar projetos inovadores e mobilizadores que reúnam vários parceiros”. Já sobre os fundos Plano de Recuperação e Resiliência, o autarca afirmou a necessidade de “descentralização, transparência e ambição” na sua aplicação.

Ricardo Rio destaca contributo do poder local na concretização dos ODS

Ainda no âmbito da Semana Europeia das Regiões e das Cidades, Ricardo Rio interveio numa sessão de trabalho sobre o contributo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na recuperação dos territórios.

Destacando o papel crucial dos líderes locais na concretização destes objetivos, Ricardo Rio referiu que Braga está empenhada em fazer progressos nesta área e que tem conseguido incorporar os ODS e a Agenda 2030 em todas as áreas da atuação municipal. Um dos projetos a concretizar nos próximos quatro anos é a implementação do BRT – Bus Rapid Transit, uma solução que terá um impacto transformador ao nível da promoção de uma mobilidade urbana mais sustentável na cidade.

Na mesma linha, o autarca deu também conta da promoção do crescimento económico inclusivo e da industrialização através do Innovation Eco-Village, que será ser desenvolvido em estreita cooperação com a Universidade do Minho e com parceiros privados. “Estes e outros projetos, como o MedTech, que visa a promoção das indústrias relacionadas com tecnologia e medicina, vão contribuir decisivamente para o avanço dos ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas) ou 12 (Produção e Consumo Sustentáveis), por exemplo”, referiu o edil.

Recorde-se que Ricardo Rio foi escolhido pelo Comité das Regiões como relator para este tema, em função do seu envolvimento pessoal na temática e pelo papel liderante que Braga tem assumido a nível nacional e internacional. Também no Comité das Regiões, Ricardo Rio é o representante português no Grupo de Trabalho para o “Green Deal”, assumindo a responsabilidade de ser um dos Embaixadores do Covenant of Mayors para o Clima e Energia.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS