Segunda-feira, Outubro 3, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaRicardo Rio defende maior alinhamento entre os ODS e o plano de...

Ricardo Rio defende maior alinhamento entre os ODS e o plano de recuperação e resiliência

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, está a participar em Zwolle, nos Países Baixos, numa iniciativa organizada pelo Comité das Regiões Europeu, integrada na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON).

Durante este encontro, estão a ser debatidos temas como a execução dos Planos de Recuperação e Resiliência, o novo instrumento de emergência para o mercado único ou a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Será ainda realizada uma Conferência sobre regiões e cidades que apoiam o crescimento sustentável e resiliente das PME, co-organizada pela Comissão ECON e pela Província de Overijssel.

Segundo o autarca bracarense, é necessário um maior alinhamento entre os ODS e os planos nacionais de Recuperação e Resiliência. “É fundamental que exista uma melhor implementação dos ODS adaptada à nova realidade pós-Covid-19. Os ODS, apesar de erradamente desvalorizados, são um modelo para a recuperação sustentável que deve servir de guia para enfrentarmos os desafios económicos que se colocam e atingirmos as metas definidas pela União Europeia”, afirmou o Edil.

Nesse sentido, Ricardo Rio salientou que são necessárias ações concretas para que o cumprimento das metas seja possível. “O papel dos poderes locais e regionais é essencial para se atingirem os objetivos em matéria de sustentabilidade, pelo que as políticas locais devem estar alinhadas com as estratégias nacionais europeias. Nessa área, é importante estabelecer uma estratégia de aplicação dos ODS”, disse, apontando a cimeira das Nações Unidas em 2023, dedicada aos ODS, como um marco significativo. Recorde-se que Ricardo Rio é relator do Comité das Regiões Europeu para os ODS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS