Quinta-feira, Junho 17, 2021
19.5 C
Braga
InícioBragaRicardo Rio afirma que resposta à população sem-abrigo “carece de compromisso político”

Ricardo Rio afirma que resposta à população sem-abrigo “carece de compromisso político”

CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou, na terça-feira, no webinar sobre respostas a pessoas em situação de sem-abrigo na América Latina, organizado pelo Governo do Chile.

Nesta iniciativa, que teve como objetivo potenciar a partilha de respostas à população em situação de sem-abrigo, Ricardo Rio sublinhou a necessidade de existir um “verdadeiro compromisso político” para que seja possível colocar no terreno as respostas necessárias para esta população.

“Nos últimos anos, Braga tem procurado criar respostas efetivas, num trabalho alinhado com a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, através do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NIPISA) de Braga, coordenado pelo Município”, explicou o edil, realçando o trabalho de proximidade que é feito pelas Autarquias locais.

O projeto “Housing First”, o reforço dos apoios à habitação através da Bragahabit, o programa de residências partilhadas, as equipas de rua e os centros de alojamento de emergência, como os que foram criados para a fazer face à vaga de frio ou para a Covid-19, foram algumas das medidas locais mencionadas por Ricardo Rio.

O autarca destacou também a importância do trabalho em rede com instituições como a Cruz Vermelha, a Segurança Social ou o Instituto de Emprego e Formação Profissional. “Em Braga, estamos em contacto constante com as instituições que trabalham nas mais diversas áreas, como a saúde, o emprego, a habitação ou a formação profissional. Temos de ter consciência que estas situações exigem um acompanhamento duradouro e que os resultados só são visíveis a médio e longo prazo”, notou.

A finalizar, Ricardo Rio abordou a questão da prevenção, sublinhando a necessidade de haver um plano de ação nacional ao nível da saúde mental e das dependências que afetam este grupo populacional.

O webinar foi organizado pelo EuroSocial, programa da União Europeia, e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Família do Chile. A par de Ricardo Rio, a iniciativa contou com os contributos de Karla Rubilar, ministra do Desenvolvimento Social e Família do Chile, de Sam Tsemberis, fundador e CEO do Pathways Housing First Institute, e de Balakrishnan Rajagopal, relator da ONU para os assuntos da habitação, num debate moderado por Karinna Soto, do Programa Nacional de Rua do Governo chileno.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS