Segunda-feira, Maio 27, 2024
16.1 C
Braga
BragaRicardo Rio afirma que mobilidade é “um dos maiores desafios das cidades”

Ricardo Rio afirma que mobilidade é “um dos maiores desafios das cidades”

Mobilidade para garantir redução das emissões e melhoria da qualidade de vida nas cidades.

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença numa mesa redonda, no âmbito do 2º Encontro Transnacional da Rede URBACT S.M.ALL.

Na ocasião, o edil explicou que Braga tem efetuado “uma forte aposta na sensibilização da população, sobretudo das crianças, para a mudança de hábitos e comportamentos tendo em vista o cumprimento dos objetivos estratégicos definidos no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para a cidade de Braga”.

“Sabemos que a mobilidade é um dos maiores desafios das cidades e um fator crucial para garantir a redução de emissões, a qualidade de vida dos cidadãos e a eficiência na gestão do território urbano. Por esses motivos temos, entre outras medidas, investido na renovação da frota de transportes públicos, na adequação das infraestruturas, na qualificação do espaço público com o ‘Eu Já Passo Aqui’ e em diversos projetos para diminuir a dependência do automóvel particular, como são o caso do Cicloexpresso, o Pedibus, o School Bus ou o Aprender a Ciclar”, referiu.

A mesa redonda contou com a presença de Lia Ferreira, coordenadora da Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades, Jordi Casas, membro do EIT Urban Mobility, e Sofia Bento, coordenadora do grupo de projeto para a Mobilidade Ativa. A moderação desta mesa redonda esteve a cargo de Pietro Elisei, perito da rede URBACT com experiência nos domínios do desenvolvimento sustentável, planeamento urbano e inovação social.

O evento foi acolhido pela Associação Quadrilátero Urbano, da qual fazem parte os Municípios de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Este projeto europeu é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ao abrigo do programa URBACT IV (2021-2027)

Durante o encontro os parceiros tiveram oportunidade de conhecer algumas das boas práticas dos municípios do Quadrilátero e debater soluções e modelos de mobilidade sustentável e inclusiva nas deslocações casa-escola na Europa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES