Terça-feira, Agosto 9, 2022
20.3 C
Braga
InícioBragaRicardo Rio: “Abordagem transversal a todas as áreas de governação é essencial...

Ricardo Rio: “Abordagem transversal a todas as áreas de governação é essencial para atingir ODS”

© CM Braga

O Observatório Autárquico CESOP-Local da Universidade Católica Portuguesa realizou hoje o 5º Seminário para o Desenvolvimento Sustentável “Desenvolvimento por contágio: Os ODS além do meu Território”. O evento, que contou na sessão de abertura com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, decorreu na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

O autarca enalteceu a importância do Índice de Sustentabilidade Municipal, cuja divulgação é da responsabilidade do CESOP-Local. Esta é uma ferramenta que procura refletir o nível de sustentabilidade de cada Município ao aferir o grau de concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 no território municipal.

“O trabalho que realizam é de enorme importância porque funciona como instrumento de apoio à definição de estratégias por parte das autarquias, permitindo ainda o escrutínio de toda a comunidade relativamente aos resultados dos esforços de cada município”, afirmou.

Ricardo Rio sublinhou ainda que para se atingir o desenvolvimento sustentável dos territórios é necessário ter uma abordagem transversal a todas as áreas de governação na delineação das políticas públicas. “É essencial o envolvimento das autoridades locais e regionais neste esforço, já que segundo um estudo da OCDE mais de 60% dos ODS só podem ser atingidos a nível local”, referiu, adiantando que tem sido crescente o número de autoridades locais que, voluntariamente, assumem a responsabilidade de conectar os seus investimento financeiros aos ODS que pretendem atingir.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS