Braga: Curso de Viola Braguesa encerra em Gondizalves com entrega de diplomas
Sábado , Janeiro 16 2021 Periodicidade Diária nº 2698
Principal / Reportagem / Braga: Curso de Viola Braguesa encerra em Gondizalves com entrega de diplomas

Braga: Curso de Viola Braguesa encerra em Gondizalves com entrega de diplomas

O curso gratuito de ensino de Viola Braguesa na União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, encerrou esta quinta-feira à noite em Gondizalves, com a entrega de diplomas aos finalistas. O curso nesta união teve início em julho, tendo percorrido várias freguesias do concelho.

Nesta sessão de encerramento estiveram presentes João Costa, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Luís Capela, professor e músico, e Adelino Oliveira, professor e representante da Adere-Minho.

João Costa, presidente da União de Ferreiros e Gondizalves, agradeceu ao Município de Braga por ter recebido esta iniciativa cultural e ter enriquecido os formandos desta união. “Esperamos que o Município de Braga faça outras iniciativas porque as Juntas de Freguesia as recebem de braços abertos. Quero, por isso, agradecer a Lídia Dias, vereadora da Cultura, à Adere-Minho e a todos pela vossa presença”, enalteceu o autarca.

Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, realçou que num curto espaço a Autarquia conseguiu levar o curso de Viola de Braguesa a várias freguesias do concelho e que teve o seu objetivo alcançado. “Estes cursos de formação começaram num momento muito particular numa altura em que se vive esta pandemia. Havia medo e receio de como estas formações iriam efetivamente concretizarem-se, mas agora vemos que o tempo foi muito proveitoso e acabou por conseguir-se realizar-se em diferentes pontos do nosso território com objetivos alcançados”, afirmou Lídia Dias.

A vereadora acrescentou que no concelho “há agora um conjunto de formandos que sabe e consegue dar os primeiros passos na Viola Braguesa, estando mais ágeis, despertos e sensíveis ao que este instrumento ímpar da cultura de Braga diz respeito”.

O professor e músico Luís Capela disse que as formações de Viola Braguesa tiveram uma grande adesão, o que “demonstra a atratividade e o interesse que este instrumento tem”. “Foi muito bom ouvir dos formadores que este foi dos grupos mais animados e por isso dou os meus parabéns aos formandos de Gondizalves pelo interesse que demonstram pela Viola Braguesa”, destacou Luís Capela.

Organizado pelo Município e pela Adere-Minho, o ensino gratuito deste instrumento ímpar da cultura bracarense teve como objetivo promover a cultura e o património de Braga.