Sábado, Junho 14, 2025
22.3 C
Braga
BragaReitoria da UMinho em Braga vai ser palco estratégico da inovação na...

Reitoria da UMinho em Braga vai ser palco estratégico da inovação na defesa

“Fibrenamics Impulse” junta, a 21 de maio, decisores públicos e líderes empresariais a debaterem o futuro da tecnologia, a inovação dual-use e a soberania europeia.

© UMinho

No próximo dia 21 de maio, a Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, será o ponto de encontro de empresas, instituições e líderes de inovação na defesa e proteção, áreas que têm ganho relevância nas estratégias de soberania e resiliência.

iniciativa “Fibrenamics Impulse 2025: Defesa e Proteção” decorrerá das 14:00 às 17:00, tendo entre os oradores o comandante de pessoal do Exército português, Boga Ribeiro, a reitora da Universidade de Massachusetts em Lowell (EUA), Julie Chen, e uma mesa-redonda com responsáveis de empresas e grupos como Tekever, Optimal Defense, BeyondComposite, Latino e EID. A entrada será livre, mediante inscrição prévia.

Promovido pela Fibrenamics, interface tecnológica da UMinho, este fórum anual servirá também de montra da visão do Fibrenamics Innovation Hub, enquanto infraestrutura colaborativa para acelerar capacidades críticas nos setores da defesa e proteção, coordenada pelo professor Raul Fangueiro. O evento é cofinanciado pelo programa PRR / NextGenerationEU, insere-se na Semana de Economia de Braga e tem o lema “Inovar para proteger. Colaborar para liderar”.

O Tenente-General Boga Ribeiro abordará precisamente como a ciência, a indústria e a defesa podem convergir para responder aos novos desafios estratégicos. Já Julie Chen, reitora da UMass Lowell, irá destacar o papel da cooperação internacional na inovação para a defesa, sublinhando a parceria com a Fibrenamics através do HEROES, um centro de investigação de excelência dedicado ao desenvolvimento de materiais avançados e soluções de proteção para o U.S. Army.

A Associação Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos teve as suas origens em 2011, na Escola de Engenharia da UMinho, em Guimarães. Atua em vários domínios, com destaque para a arquitetura, a construção, o desporto, a medicina, a proteção e os transportes. A sua equipa multidisciplinar acredita na inovação técnico-científica como motor do crescimento empresarial. A Fibrenamics é reconhecida pelo Governo como Centro de Tecnologia e Inovação e pela Comissão Europeia como exemplo de transferência de conhecimento para os stakeholders de inovação, contando com mais de 300 entidades parceiras.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES