Registos mostram que o SC Braga celebra hoje 106 anos
Quinta-feira , Novembro 26 2020 Periodicidade Diária nº 2647
Principal / Desporto / Registos mostram que o SC Braga celebra hoje 106 anos

Registos mostram que o SC Braga celebra hoje 106 anos

O SC Braga celebra hoje, dia 16 de setembro, 106 anos de existência. O bracarense Evandro Lopes, descobriu publicações de uma notícia do jornal diário de Braga “Echos do Minho” e no Jornal de Notícias, que fizeram publicação idêntica, noticiando o nascimento do SC Braga clube a 16 de setembro de 1914.

No jornal bracarense pode ler-se “Certidão de Nascimento do Sporting Club de Braga. Foram nomeados para este novo Club os seguintes corpos gerentes: Direcção: Presidente: António de Oliveira Braga; Vice-presidente: António Augusto Teixeira; Primeiro secretário: José Joaquim de Campos; Segundo secretario: Manuel da Silva Motta; Thesoureiro: João Fernandes da Costa. Assembleia Geral: Presidente: João Lopes Azevedo Junior; Vice-presidente: Daniel M. da Rocha; Primeiro secretário: Júlio César Pereira; Segundo secretário: Ilydio Augusto Geãs. Conselho Fiscal:  Presidente: António M. Rodrigues; Secretário: Guilherme B.C. Alves e Souza, redator: J.M.C. Capitão Geral: João Lopes Azevedo Junior”.

A data da sua fundação foi alterada para o dia 19 de janeiro de 1921, sendo esta última data, celebrada para as comemorações do surgimento do clube dos Gverreiros do Minho, no entanto, os registos da fundação do clube no ano de 1914 podem ser consultados nos arquivos da Biblioteca Pública de Braga.

No ano de 2010 foi lançado o livro “A História da Bola de Braga”, obra de Evandro Lopes e de João Nogueira Dias, que faz recuar a fundação do SC Braga de 1921 para 1914, livro que integra suporte documental.