Vizela apresenta projeto para edifício do Instituto Silva Monteiro
Sábado , Janeiro 16 2021 Periodicidade Diária nº 2698
Principal / Região / Vizela / Vizela apresenta projeto para edifício do Instituto Silva Monteiro

Vizela apresenta projeto para edifício do Instituto Silva Monteiro

CM Vizela

A Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Vizela vão apresentar o projeto para o edifício do Instituto Silva Monteiro, no próximo dia 11 de janeiro, pelas 17:30, na Casa da Cultura.

Este projeto vem no seguimento do protocolo aprovado pelo Executivo Municipal, de atribuição de apoio para a aquisição do prédio das instalações do Instituto Silva Monteiro, através da concessão de transferência de 345 mil euros.

Este protocolo assegura a criação de resposta de apoio social na área da infância e do apoio aos idosos, através da aquisição do prédio urbano das antigas instalações do Instituto Silva Monteiro, criando condições para reconverter o espaço com novas valências de lar, centro de dia, creche e apoio domiciliário.

O projeto integra as respostas sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, estando abrangidos 59 utentes em ERPI, 30 em Centro de Dia e 40 Serviço de Apoio Domiciliário, e representa um investimento de 1.850.000 euros, que vai criar 45 postos de trabalho.

A Câmara Municipal de Vizela considera esta parceria como “uma mais-valia para o concelho, para as várias freguesias do concelho que não têm cobertura a nível social, nomeadamente Tagilde, São Paio e Santo Adrião e, em segundo lugar, pelo facto da Santa Casa da Misericórdia de Vizela ser uma entidade competente com provas dadas e que tem demonstrado um serviço excecional meritório nesta área”.

O Instituto Silva Monteiro encerrou em 2015, e desde essa data que o prédio se encontrava a degradar-se, surgindo agora a possibilidade de colocar aquele espaço ao serviço da comunidade.

Esta parceria vem no seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social e no reforço da sua ação no âmbito da intervenção social municipal, e que resultou na criação do programa Vizela + Social, um programa que assenta na reestruturação total da área social, assim como de criação de verdadeiras almofadas sociais no concelho.