Guimarães vai oferecer cabazes de Natal às famílias carenciadas
Sábado , Janeiro 16 2021 Periodicidade Diária nº 2698
Principal / Região / Guimarães / Guimarães vai oferecer cabazes de Natal às famílias carenciadas

Guimarães vai oferecer cabazes de Natal às famílias carenciadas

A Câmara Municipal de Guimarães vai oferecer cabazes de Natal às famílias carenciadas e brinquedos ou livros para as crianças. O anúncio foi feito hoje por Domingos Bragança, presidente do Município, na apresentação do programa “Cidade Natal”.

“A magia do Natal em Guimarães este ano é inclusiva, estende-se a toda a sociedade e terá de acontecer em cada casa”, disse o autarca.

“Vivemos um tempo complicado de pandemia e vamos fazer tudo para apoiar os vimaranenses com maior carência, num trabalho de articulação com a Rede Social Interfreguesias”, acrescentou.

Este objetivo complementará a iniciativa “Pintar o Natal de Alguém” – árvores solidárias, pintadas por artistas vimaranenses, colocadas em vários espaços públicos – onde se recolherão alimentos, roupa, livros e brinquedos, e que serão doadas, a instituições como a Refood, Fraterna, Centro Juvenil de São José, Associação de Apoio à Criança, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e Lar de Santa Estefânia.

Estas são algumas das propostas que complementam o programa de Natal em Guimarães, com iniciativas a decorrerem entre os dias 4 de dezembro e 2 de janeiro de 2021. Sob o lema “Aqui há uma magia que se vê e que se sente”, a Câmara Municipal de Guimarães desenvolveu um vasto programa com registo das suas marcas identitárias: a Cultura e o Património, a Economia, a Ação Social e a Sustentabilidade Ambiental. Há uma forte aposta nas pessoas e com o objetivo de chegar a todos os vimaranenses.

Através de um contributo para o renascer da confiança, em Guimarães será possível apreciar as iluminações animadas, os concertos de natal, as comemorações do património, a iniciativa do “Natal à Janela” com animação nas estruturas residenciais para idosos, cumprindo todas as regras de segurança no âmbito do momento de pandemia.

Domingos Bragança apontou os apoios para dinamizar o comércio, através de um conjunto de incentivos assente na criação do Quiosque Eletrónico (Proximcity). Está definida uma proposta de atribuição de 40 mil euros em vouchers, para serem utilizados nos negócios registados na plataforma, a que se soma montante idêntico destinado a apoiar o serviço de entrega ao domicílio das compras efetuadas na mesma plataforma. Fica assim investido um valor em muito superior ao despendido na última Passagem de Ano, diretamente nos negócios locais e como sinal claro do apelo ao consumo nos negócios vimaranenses.

Ainda na vertente do apoio ao comércio, e prosseguindo os objetivos da sustentabilidade ambiental, a Autarquia de Guimarães vai oferecer dez bicicletas elétricas (para as várias faixas etárias e géneros) que serão sorteadas no Dia do Reis para os utilizadores do comércio local. Com esta aposta, Domingos Bragança enaltece “mais um contributo para impulsionar a atividade económica, assim como promover as boas práticas na área da mobilidade descarbonizada”.

O programa de Guimarãe Cidade Natal pode ser consultado aqui.