Centro Histórico de Guimarães comemora 19 anos como Património Cultural da UNESCO
Sábado , Janeiro 23 2021 Periodicidade Diária nº 2705
Principal / Região / Guimarães / Centro Histórico de Guimarães comemora 19 anos como Património Cultural da UNESCO

Centro Histórico de Guimarães comemora 19 anos como Património Cultural da UNESCO

Guimarães assinala hoje as comemorações do 19º aniversário da classificação do Centro Histórico como Património Mundial da UNESCO com um programa restrito devido à atual situação de pandemia.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, destacou a “valorização do património como uma missão contínua” no intuito de aumentar novas camadas ao património edificado da cidade berço, reforçando o trabalho desenvolvido para a extensão da Zona de Couros à classificação de Património Mundial.

O Município de Guimarães promoveu um conjunto de obras de requalificação no espaço público de Couros e em edifícios de antigas fábricas de curtumes, instalando ali um novo Campus da Universidade do Minho, a Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), no Centro de Pós-Graduação, o Centro Ciência Viva, o Instituto de Design de Guimarães, e presentemente a reabilitação do Teatro Jordão e Garagem Avenida para a instalação das Escolas de Música, Artes Performativas e Artes Visuais,   assumindo uma nova centralidade – no âmbito do projeto do Bairro C – que se pretende construir com base na recuperação e refuncionalização do edificado e na preservação do património industrial.

“Guimarães cuida do seu património e no seu uso material e imaterial, emerge autenticamente a cultura, a ciência e a comunidade, numa estratégia de construção do futuro da cidade”, salientou o autarca.

Para assinalar esta efeméride, num ato simbólico encontra-se exposto o símbolo do Património Mundial na Alameda de São Dâmaso (junto à Capela de Nossa Senhora da Guia) e decorre a intervenção urbana “As paragens onde o tempo habita”, que ficará patente até 31 de março, sob o tema “Bairro C” com trabalhos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.

Para esta segunda-feira, 14 de dezembro, está agendado o concerto de Pedro Emanuel Pereira, a partir das 21 horas, com transmissão na página do Facebook do Município de Guimarães. “Sons da Minha Terra” é o tema do concerto do pianista vimaranense, na sequência do álbum que dá a conhecer as sonoridades da sua terra natal, mas também da nobre alma portuguesa.