Ajuntamentos esta manhã em Guimarães para celebrar as nicolinas
Terça-feira , Janeiro 26 2021 Periodicidade Diária nº 2708
Principal / Região / Guimarães / Ajuntamentos esta manhã em Guimarães para celebrar as nicolinas

Ajuntamentos esta manhã em Guimarães para celebrar as nicolinas

O dia 29 de novembro marca o início das nicolinas em Guimarães. Apesar do cancelamento dos festejos, os vimaranenses juntaram-se na manhã deste domingo no Largo da Oliveira, em Guimarães, para celebrar e dar o arranque das nicolinas.

Guimarães é o segundo concelho mais afetado do país perante a pandemia da Covid-19 com risco extremamente elevado. Perante esta situação, várias pessoas demonstraram a sua indignação nas redes sociais.

Por estas e por outras é que vamos ter o Natal longe da família”. “O Covid-19 já se extinguiu em Guimarães? E viva o pinheiro, mas só até à 13:00. Pode ser que para a semana este povo vá comemorar a festa Covid-19 na Sra. da Oliveira. Inconscientes!”. “Onde está a Polícia? Guimarães está em segundo lugar com infetados ao nível do país todo! Está explicado! Não há consciência nem noção do ridículo!” “Eu também gostava de estar aí, mas sou muito consciente e muito responsável. Deus nos ajude!”. Estes são alguns comentários que podem ler-se num vídeo que está a circular nas redes sociais.

Devido à atual situação da pandemia da Covid-19, o cortejo do Pinheiro foi cancelado, mas a Associação dos Velhos Nicolinos, a Comissão das festas Nicolinas e a Associação das Comissões Festas Nicolinas lançaram o repto para que esta noite a festa seja celebrada nas janelas e varandas dos vimarenenses para manter a tradição de forma diferente dos anos anteriores.