Menino de Fafe com doença rara precisa de ajuda para tratamentos no estrangeiro
Sábado , Janeiro 16 2021 Periodicidade Diária nº 2698
Principal / Região / Fafe / Menino de Fafe com doença rara precisa de ajuda para tratamentos no estrangeiro

Menino de Fafe com doença rara precisa de ajuda para tratamentos no estrangeiro

Brian, um menino de 4 anos, residente em Fafe, sofre de uma doença rara diagnosticada quando era bebé. Conhecido como o Guerreiro Brian, a criança não anda e não fala e os pais estão a apelar por donativos para um tratamento inovador na Tailândia.

A criança foi diagnosticada com ataxia cerebral congénita no seu quarto mês de vida e recentemente com atividade epiléptica predominante durante o sono. As patologias impedem o menino de ser autónomo, estando dependente de uma cadeira de rodas e de terceiros.

Elisabete Serra, mãe do Brian, explicou que o filho frequenta uma série de especialidades como tratamentos. “Há 3 anos que o meu filho frequenta uma série de especialidades com vista a conferir-lhe uma independência gradual, nomeadamente a terapia ocupacional, a fisioterapia, a psicologia, a fisiologia, a hidroterapia, a hipoterapia e consultas de nutrição na APCG. Ainda frequenta sessões de fisioterapia na Clínica Dia Saúde de Fafe e fisioterapia intensa em Braga”, realçou.

Com as inúmeras sessões, a criança apresentou poucas melhorias e foi sugerido levá-la à Tailândia para um tratamento inovador. “Trata-se de um tratamento inovador que consiste na inseminação de células estaminais, possibilitando a sua autonomia e já temos conhecimento de uma outra criança portuguesa que efetuou o mesmo tratamento com resultados muitos positivos”, salientou.

Elisabete criou uma página intitulada “Juntos pelo Guerreiro Brian” para poder mostrar a história do menino e angariar os fundos necessários para o tratamento. São necessários 40.000 euros para pagar todas as despesas no estrangeiro.

Para ajudar o menino e obter mais informações, consulte a página aqui.