Quarta-feira, Abril 24, 2024
10 C
Braga
RegiãoBloco de Esquerda denuncia cobrança de taxa Covid-19 no Grupo Trofa Saúde

Bloco de Esquerda denuncia cobrança de taxa Covid-19 no Grupo Trofa Saúde

O Bloco de Esquerda denunciou que algumas unidades do Grupo Trofa Saúde estão a cobrar uma taxa a todos os utentes pela proteção para à Covid-19.

O partido teve acesso recentemente a uma fatura cobrada no Hospital Trofa Saúde, em Vila Nova de Famalicão, que após várias semanas encerrado, reabriu e está a cobrar cinco euros pelos equipamentos de proteção utilizados pelos seus profissionais.

Esta situação motivou os deputados do Bloco de Esquerda eleitos por Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, a questionarem o Governo. No documento entregue na Assembleia da República, os deputados referem que “o utente em causa, que levou a sua própria máscara e gel desinfetante de
casa, questionou a instituição sobre o porquê desta cobrança, tendo-lhe sido explicado que a cobrança era para assegurar a higienização do espaço de atendimento”.

Para os deputados, “é incompreensível que as instituições privadas de saúde possam usar e abusar desta forma dos utentes que recorrem aos seus serviços, pelo que é necessário que estas situações sejam clarificadas e regulamentadas de modo a que o abuso não prevaleça sobre o bom senso”.

Os bloquistas querem, por isso, que o Ministério da Saúde esclareça se considera legítimo que as instituições privadas de saúde cobrem aos utentes pela higienização do espaço utilizado para atendimento e que indique que medidas vão ser implementadas para proteger os utentes face aos abusos das instituições privadas de saúde.

Recorde-se que o Grupo Trofa Saúde Hospital é constituído por diversas instituições hospitalares privadas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES