Segunda-feira, Abril 21, 2025
10.6 C
Braga
BragaReedição da obra “No Bom Jesus do Monte” homenageia Camilo Castelo Branco

Reedição da obra “No Bom Jesus do Monte” homenageia Camilo Castelo Branco

A reedição da obra integra a coleção camiliana, composta por cerca de 12 títulos a publicar ao longo do ano.

© CM Braga

No âmbito das comemorações do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, decorreu hoje, em Braga, a apresentação da reedição da obra “No Bom Jesus do Monte”, a cargo da editora Opera Omnia. A reedição da obra integra a coleção camiliana, composta por cerca de 12 títulos a publicar ao longo do ano.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou que “é responsabilidade das instituições locais criarem condições para que quem ainda não conhece a obra de Camilo, possa tomar consciência da importância deste que é um dos maiores vultos da nossa literatura”.

”A programação do bicentenário é abrangente e diversificada, e é com bastante satisfação que vemos esta iniciativa realizar-se num dos espaços mais icónicos do nosso território, o Bom Jesus do Monte, património da humanidade. No âmbito da nossa programação cultural, temos igualmente previstas atividades que visam homenagear Camilo Castelo Branco, inclusivamente através da incursão noutras formas de expressão artística”, disse o autarca.

No dia 16 de maio passam precisamente 200 anos sobre a data de nascimento de Camilo Castelo Branco.

O romancista visitou o Bom Jesus do Monte, pela primeira vez, aos dez anos. Ao longo da vida, ali peregrinou vezes sem conta, não apenas na busca de uma aproximação ao sagrado mas também do convívio social e do contacto com a natureza. Sobre as deslocações e permanência no local deixou Camilo vastas referências na sua obra.

Na ocasião, foi também apresentado o projeto de reabilitação do Jardim de Camilo, reforçando a valorização do património camiliano. Foi ainda assinada a adesão dos Municípios de Baião, de Cabeceiras de Basto e da Maia, assim como da Universidade Católica, à Rede de Parceria, coordenada pela CCDR Norte, de comemorações do bicentenário de nascimento do romancista.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES