Segunda-feira, Abril 22, 2024
23.9 C
Braga
EducaçãoReciclagem chega a escolas de Barcelos e Esposende

Reciclagem chega a escolas de Barcelos e Esposende

© CM Guimarães

Após estar com mais de 5 mil crianças no ano letivo anterior, nas escolas e nas praias, a Sociedade Ponto Verde lança uma nova edição da Academia Ponto Verde com o “Reciclar é na Boa”, reforçando o seu compromisso com a Educação das novas gerações. Hoje, este roadshow pretende desafiar duas escolas de Braga a aprenderem mais sobre a reciclagem de embalagens.

Ao participarem no “Reciclar é na Boa”, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e os seus professores, vão poder esclarecer e desmistificar dúvidas que possam ter sobre a correta separação e deposição de embalagens nos ecopontos, onde quer que se encontrem, em casa, na escola ou em qualquer momento de lazer com a famílias e amigos: “Podemos reciclar embalagens mesmo com restos de gordura e vestígios de comida?”, “As tampas dos iogurtes vão para o ecoponto amarelo?” ou “Precisamos de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”.

A Sociedade Ponto Verde continua a promover a literacia ambiental junto das crianças e jovens, capacitando os mais novos de mais conhecimento, e a contribuir para que estas gerações possam ter um papel ativo e responsável em sociedade, num incentivo para que se tornem nos influenciadores do futuro em matéria de Sustentabilidade e Reciclagem.

A Academia Ponto Verde vai estar na Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende, e na Escola Básica e Secundária de Viatodos, em Barcelos.

A Academia Ponto Verde vai percorrer o país, de norte a sul, prevendo realizar um total 61 sessões em 45 escolas. Cada formação terá a duração de 45 minutos, durante a qual os alunos também serão colocados à prova para testar o que sabem e o que aprenderam naquele dia. Em cada visita, a Sociedade Ponto Verde vai também oferecer conjuntos de ecopontos verdes, amarelos e azuis aos estabelecimentos de ensino.

Para Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, “a sensibilização e educação dos mais jovens para o tema da separação e reciclagem das embalagens é um pilar fundamental para a Sociedade Ponto Verde. É crucial garantir que cada geração está mais bem preparada do que a anterior para os desafios do Ambiente e da Sustentabilidade, e que cada jovem possa ser um influenciador desta causa”.

“Ao longo de mais de 26 anos já impactámos mais de 500.000 jovens e só em 2023 levamos a nossa Academia Ponto Verde a mais de 5.000 jovens. Depois deste enorme sucesso, prevemos chegar a mais 1.500 alunos e professores em 45 escolas, com o roadshow que agora se inicia. Em 2024, a SPV vai reforçar a aposta na Academia Ponto Verde, materializando o nosso forte compromisso em estar nas escolas e junto dos professores a sensibilizar os alunos para os temas do Ambiente,” conclui Ricardo Sacoto Lagoa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES